Florence alerta para necessidade de prevenção de acidentes no trabalho

Florence alerta para necessidade de prevenção de acidentes no trabalho

Hoje, 27 de julho, foi instituído como Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
Datas Comemorativas | 27/07/2021
Compartilhe :

Melhorar as condições de saúde e segurança de trabalhadores no exercício de atividade de cada profissão é uma pauta essencial. Por isso, o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho e tornou-se oficial em 1972, depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho.

O acidente de trabalho é aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, acarretando a perda ou redução da capacidade para o trabalho e, em último caso, a morte.

Além disso, as doenças ocupacionais podem ser enquadradas nessa categoria. Os acidentes podem ser causados por fatores naturais ou por falta de medidas de proteção, por isso é fundamental o uso correto de equipamentos de segurança, a realização de exames médicos periódicos e a implantação de Plano de Prevenção de Riscos Ambientais, dentre outras medidas para preservar a vida do trabalhador.

Segundo dados recentes de relatórios da Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 5 mil funcionários morrem todos os dias em todo o mundo em decorrência de acidentes do trabalho.

No Brasil, dados oficiais da Previdência Social mostram que ocorrem cerca de 300 mil acidentes de trabalho anuais e cerca de 2.700 mil mortes por ano. Diante disso, o professor Ernandes Mendes, docente do Instituto Florence nas disciplinas de Primeiros Socorros e Prevenção e Segurança do Trabalho, ressalta a necessidade de as empresas terem profissionais capacitados para atuar na prevenção de acidentes e saúde do colaborador.

“É importante que o trabalho de todos os funcionários de uma empresa se torne mais seguro, evitando muitos acidentes e doenças ocupacionais. E para que isso aconteça, o papel do Técnico em Segurança do Trabalho é significativo, afinal é ele que tem a missão de sensibilizar os colegas para os cuidados que devem ter para evitar quaisquer acidentes. Isso é fundamental para mudarmos o índice que coloca o Brasil entre os 5 países mais perigosos do mundo para os trabalhadores”, afirmou o professor Ernandes.

Notícias Relacionadas