Importância da vacinação é debatida neste 17 de outubro

A vacina tem ajudado na prevenção de diversas doenças, dentre elas a Covid-19
Datas Comemorativas | 17/10/2021

A vacinação é hoje a forma mais eficaz de combater doenças. Desde que foram inventadas, as vacinas têm ajudado a humanidade na prevenção de diversas doenças, tais como a poliomielite, o sarampo, a febre amarela, o tétano e, recentemente, a Covid-19. Por isso, o dia 17 de outubro foi escolhido como o “Dia Nacional da Vacinação”, com o intuito de lembrar a importância da vacinação para a saúde de crianças, adultos e idosos.

A vacina tem como objetivo preparar o organismo para que combata as bactérias e os vírus causadores de infecções. Há cerca de 250 anos, cientistas descobriram a capacidade do corpo de gerar anticorpos ao receber amostras de patógenos em um estado inofensivo. Esse foi o caso da varíola descoberta em vacas, que originou a palavra vaccinia.

E vale pontuar que a vacinação não apenas protege aqueles que recebem a vacina, mas também ajuda a comunidade como um todo. Quanto mais pessoas de uma comunidade ficarem protegidas, menor é a chance de qualquer uma delas – vacinada ou não – ser contaminada.

Doenças evitáveis com a vacinação

As patologias que têm cobertura vacinal no Brasil são: tuberculose; difteria; tétano; coqueluche; poliomielite; influenza; hepatite A; hepatite B; sarampo; caxumba; rubéola; varicela; infecções por HIB; doença pneumocócica; meningite C; febre amarela; rotavirose; HPV (papilomavírus humano) e Covid-19.

Florence apoia campanhas de vacinação

A Florence entende a importância das vacinas para a promoção da saúde individual e coletiva e reforça a necessidade da sua comunidade estar com sua carteira de vacinação em dia. Para assegurar esse compromisso, a Instituição garantiu que cada estudante, professor e colaborador da IES tomasse a vacina contra a Covid-19, uma doença que já causou mais de 600 mil mortes no Brasil até o momento.

História da vacina

A primeira vacina de que se tem registro foi criada no século XVIII pelo naturalista e médico britânico Edward Jenner. Ele conseguiu desenvolver uma vacina para a varíola a partir de um experimento durante o qual injetou a secreção de uma pessoa acometida de cowpox (semelhante à varíola) em uma pessoa saudável.

Depois de um tempo, foi possível observar que, quando exposta ao vírus da varíola no futuro, o paciente apresentava imunidade. No Brasil, a vacina da varíola chegou em 1804, trazida pelo Marquês de Barbacena. Desde então, diversas outras vacinas foram desenvolvidas.

Cursos técnicos do Instituto Florence

Com o objetivo de capacitar profissionais em nível técnico para o mercado de trabalho, o Instituto Florence está com inscrições abertas para o curso em Enfermagem, Saúde Bucal e Estética e especialização em Enfermagem do Trabalho e Instrumentação Cirúrgica.

Os interessados têm três formas de fazer sua inscrição: a primeira é presencialmente, na Secretaria da Escola Técnica da Unidade Centro e Cohab; a segunda é entrando em contato pelo WhatsApp oficial da instituição, através do número 99242-2120; e a terceira é por meio do e-mail [email protected].

Para se matricular é necessário apresentar cópias impressas ou escaneadas dos documentos pessoais (RG, CPF e Título de Eleitor), comprovante de residência, diploma de conclusão do Ensino Médio ou declaração com Histórico Escolar.

Clique aqui para saber mais sobre os cursos técnicos e os diferenciais do Instituto Florence!