Florence conscientiza comunidade acadêmica para cuidados com o diabetes

Um estilo de vida saudável é seu melhor aliado contra a doença
Técnico em Enfermagem | 14/11/2021

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, a Faculdade Florence alerta para os riscos e as complicações que a doença pode causar, como: alta mortalidade por doenças cardiovasculares, AVC, insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações.

Para diagnosticar a doença, o exame de glicose é considerado o principal teste para verificar a quantidade de açúcar no sangue e deve ser feito regularmente, sobretudo pelas pessoas com parentes próximos que têm ou tiveram a doença.

Dados sobre a doença

Conforme dados apurados pela International Diabetes Federation (IDF), há no mundo 537 milhões de pessoas, atualmente, vivendo com diabetes, mantendo crescente projeção, para os próximos anos. A campanha da IDF do triênio 2021-2023 reforça uma questão importante, com o tema: “Acesso aos cuidados com o diabetes – Se não agora, quando?”

Cuidados com o diabetes

De acordo com a professora Kelly Portela, do curso de Enfermagem da Faculdade Florence, a melhor forma de prevenir a doença é manter um estilo de vida saudável. “Hábitos saudáveis não vão apenas ajudar no combate à diabetes, mas também a outras doenças, então é importante comer diariamente frutas, verduras, reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras, evitar o tabagismo, praticar exercícios físicos e manter o peso controlado”, explicou.

Além da ausência de hábitos saudáveis e dos fatores genéticos, existem outros agravantes que podem contribuir para o desenvolvimento da doença, alguns deles são:

• Diagnóstico de pré-diabetes;
  • Pressão alta;
  • Colesterol alto ou alterações na taxa de triglicérides no sangue;
  • Sobrepeso, principalmente se a gordura estiver concentrada em volta da cintura;
  • Pais, irmãos ou parentes próximos com diabetes;
  • Doenças renais crônicas;
  • Mulher que deu à luz criança com mais de 4kg;
  • Diabetes gestacional;
  • Síndrome de ovários policísticos;
  • Diagnóstico de distúrbios psiquiátricos – esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar;
  • Apneia do sono;
  • Uso de medicamentos da classe dos glicocorticóides.

Cursos técnicos do Instituto Florence

Com o objetivo de capacitar profissionais em nível técnico para o mercado de trabalho, o Instituto Florence está com inscrições abertas para o curso em Enfermagem, Saúde Bucal e Estética e para a especialização em Enfermagem do Trabalho e Instrumentação Cirúrgica.

Os interessados têm três formas de fazer sua inscrição: a primeira é presencialmente, na Secretaria da Escola Técnica da Unidade Centro e Cohab; a segunda é entrando em contato pelo WhatsApp oficial da instituição, por meio do número 99242-2120; e a terceira é por meio do e-mail [email protected].

Para se matricular é necessário apresentar cópias impressas ou escaneadas dos documentos pessoais (RG, CPF e Título de Eleitor), comprovante de residência, diploma de conclusão do Ensino Médio ou declaração com Histórico Escolar.

Clique aqui para saber mais sobre os cursos técnicos e os diferenciais do Instituto Florence!