Alunos de Eletromecânica do Instituto Florence produzem maquetes de gruas

As maquetes foram produzidas com material reciclado
Técnico em Eletromecânica | 29/11/2021

Os alunos do curso técnico em Eletromecânica do Instituto Florence, unidade Centro, produziram maquetes de gruas com materiais reciclados para simulação prática dos guindastes utilizados geralmente na construção civil. A atividade foi realizada através da disciplina Mecânica Básica, ministrada pelo professor Luan Rocha.

De acordo com o docente responsável pela disciplina, as gruas, também conhecidas popularmente como guindastes, são maquetes que simulam o desenvolvimento de um projeto com aplicações de desenho técnico manual e computacional. A produção delas ajuda na criação e interpretação dos projetos, cotação de materiais e construção, além do trabalho em equipe desenvolvido, que possibilita a cada um a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados.

Ele acrescenta que a forma como a sociedade se relaciona com o meio ambiente está diretamente ligada à qualidade de vida que sonhamos para o futuro. “É função da Instituição, do corpo docente e dos alunos usar intensamente a sensibilização ambiental de forma transversal, por meio de ações e práticas laboratoriais cada vez mais conscientes”, explicou o professor Luan Rocha.

“Estudamos nas aulas teóricas alavancas e produzir e apresentar nossas gruas ajuda a fixar melhor o conteúdo, afinal analisamos a resistência da maquete, calculamos a quantidade de materiais e medimos o tamanho necessário da grua ideal”, comentou o aluno Cristiano Ronaldo, de 17 anos.