Dia Pan-Americano da Saúde alerta para doenças típicas das nações da América

Dia Pan-Americano da Saúde alerta para doenças típicas das nações da América

Docente da Florence explica sobre cuidados com doenças típicas, como a diabetes mellitus
Técnico em Enfermagem | 02/12/2021
Compartilhe :

O Dia Pan-Americano da Saúde é comemorado anualmente em 2 de dezembro com o objetivo de mobilizar o continente em torno de campanhas educativas e preventivas em busca de qualidade de vida e bem-estar. Vale destacar que uma vida saudável para todos, em todas as idades, é o terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidades (ONU).

A data visa alertar a população sobre os principais cuidados a serem tomados para prevenir doenças típicas das nações da América e foi instituída pelo Decreto Federal nº 8.289, de 2 de dezembro de 1941.

Uma vitória que o Brasil obteve nos últimos anos, e que deve ser constantemente relembrada e fomentada neste Dia Pan-Americano da Saúde, é a erradicação de doenças através da vacinação. O país sofreu epidemias de varíola, febre amarela, poliomielite, sarampo e catapora, todas superadas por meio das vacinas. Na atualidade, o Brasil possui um alto controle dessas doenças através de calendários obrigatórios de vacinação durante os primeiros meses e anos de vida das crianças.

Por isso, a data não nos lembra de cuidar apenas de nossa saúde, mas de olhar a saúde da nossa região como um todo, exigindo do governo serviços públicos de saneamento, vacinação, atenção à saúde da população, entre outros.

Essas estratégias contribuem efetivamente para o controle dessas doenças no continente, através de ações educativas em escolas e bairros, para pais e educadores e, principalmente, por meio das campanhas nacionais de vacinação. 

Doenças como o diabetes mellitus, doenças respiratórias crônicas, doenças do aparelho circulatório e neoplasias malignas são algumas afecções crônicas que ocorrem em indivíduos a partir de 30 anos com histórico principalmente de uso do tabaco, consumo nocivo de álcool, alimentação irregular e atividade física insuficiente.

Notícias Relacionadas