Janeiro Roxo: Florence alerta para combate e prevenção à hanseníase

Janeiro Roxo: Florence alerta para combate e prevenção à hanseníase

O Brasil é o segundo no mundo em número de novas notificações de casos de hanseníase
Institucional | 03/01/2022
Compartilhe :

Desde 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro para a conscientização sobre a hanseníase e a cor roxa para pontuar as campanhas educativas sobre a doença que ainda é vista com muito preconceito e desinformação. A hanseníase – chamada antigamente de lepra – é uma doença crônica e transmissível provocada pela bactéria Mycobacterium leprae. Felizmente, ela tem tratamento gratuito e eficaz.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está em segundo lugar no mundo em número de novas notificações de casos de hanseníase, ficando atrás apenas da Índia. Por ano, são registrados cerca de 30 mil casos no país. Por isso, janeiro é considerado o mês de conscientização sobre a hanseníase e diversas ações educativas são transmitidas à população durante o mês.

“Apesar da hanseníase ser transmissível , ela não é transmitida pelo toque nas feridas, e sim por contato com gotículas de saliva e secreções nasais por um longo período de tempo. No entanto, ela só é passada de um indivíduo que pegou uma forma contagiante e que não está em tratamento para alguém considerado suscetível.Para pegar a doença, você precisa ter uma grande suscetibilidade a ela. Isso só acontece com cerca de 5% da população. A maioria é resistente e não desenvolverá o problema mesmo se tiver contato com versões contagiantes”, explicou a enfermeira Tatiana Siqueira, professora do curso de Enfermagem da Faculdade Florence.

A incubação da M. leprae – ou seja, o tempo que leva para surgirem os sintomas após o contágio – demora de três a sete anos. Esse longo tempo é um dos fatores que dificulta o controle da doença.

Sintomas da hanseníase

Os primeiros sinais da doença são lesões na derme: manchas brancas e vermelhas, placas, caroços, ressecamento e queda de pelos.

“Quando não se inicia o tratamento no começo, ocorre também perda de sensibilidade, com sensação de formigamento e dormência nas mãos e nos pés, além de perda de força muscular. Essas alterações podem levar ao surgimento de ferimentos e posturas inadequadas, com deformações nos membros”, explicou a professora Tatiana Siqueira.

Os pacientes com alta carga bacilar podem também apresentar sensação de nariz entupido.

Fatores de risco

“Para pegar hanseníase é preciso ser suscetível a ela. Essa característica é definida por fatores genéticos. Porém, o risco aumenta para populações vulneráveis, com baixa renda e escolaridade e que vivem em moradias insalubres. Ela é conhecida como uma doença ligada à pobreza. Está entre as enfermidades que atingem populações negligenciadas”, comenta a professora Tatiana Siqueira.

Tipos de hanseníase

Outro fator necessário para que ocorra a infecção é o tipo de hanseníase, já que algumas são menos transmissíveis. Confira quais são abaixo:

  • Paucibacilar: é dividida entre a hanseníase indeterminada, na qual há poucas manchas de contornos mal definidos e sem comprometimento neural, e a tuberculóide, caracterizada também por poucas lesões, mas melhor definidas e já com um nervo afetado. Ambas são versões menos infecciosas.

 

  • Multibacilar: aqui temos a hanseníase dimorfa, marcada por muitas manchas e placas, comprometimento de vários nervos e episódios de piora durante ou após o tratamento – as chamadas reações hansênicas ou estados reacionais. Por fim, há a virchowiana, que é a forma mais grave e com mais sintomas na pele, nos nervos e nos órgãos internos. Por terem maiores cargas bacterianas, as multibacilares são as versões mais contagiantes.

Diagnóstico da doença

O diagnóstico é essencialmente clínico, realizado através do exame dermatoneurológico, no qual se analisa a pele e os nervos periféricos pela palpação. Também são feitos testes de sensibilidade e força muscular.

Complicações da hanseníase

Além dos problemas decorrentes da inflamação nos nervos, uma das principais complicações são as lesões decorrentes da perda de sensibilidade – e que estão inclusive relacionadas ao estigma da enfermidade.

Prevenção da doença

A medida mais importante para evitar a hanseníase é buscar ajuda médica assim que alguém com quem você teve contato for diagnosticado.

Toda a rede do infectado precisa tomar a vacina BCG – aquela que recebemos nos primeiros dias de vida e que deixa uma marquinha no braço. 

Tratamento gratuito pelo SUS

A doença tem cura e o tratamento é gratuito e disponibilizado em todo o território nacional pelo Sistema Único de Saúde. Após iniciar o tratamento, a hanseníase já não é mais transmitida. Ao notar algum sintoma suspeito da doença, é preciso procurar uma unidade de saúde.

Debater, combater e prevenir é um dever de todos nós! Fique atento aos sinais das doenças e procure um médico!

Notícias Relacionadas