Instituto Florence alerta para importância dos cuidados com a saúde mental

Instituição tem iniciativas voltadas para a promoção da saúde mental durante todo o ano
Institucional | 07/01/2022

Implantada no Brasil por um grupo de psicólogos de Minas Gerais no ano de 2014, a campanha Janeiro Branco vem se consolidando como a maior do mundo em prol da construção de uma cultura da saúde mental. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre o benefício de manter a mente saudável, visando à prevenção e ao combate ao adoecimento emocional da sociedade.

Para que isso seja possível, buscar o auxílio de um psicólogo pode ser o primeiro item da lista no ciclo que se inicia em 2022, aumentando as chances de sucesso das demais metas traçadas para esse novo ano.

Giovana Pacheco – psicopedagoga da Florence

A psicopedagoga da Florence, Giovana Pacheco, conta que hoje em dia, mais do que nunca, devemos atentar ao bem-estar emocional. “Sem saúde mental, não há paz, sossego não há harmonia nas relações e nem energia para cuidar da nossa vida e da vida de quem amamos. Corpo, mente e emoções exigem o mesmo cuidado. Não só hoje, mas sempre. Investir em tudo aquilo que nos move nos sustenta e nos leva a ter uma vida saudável é o caminho para estar bem”, explica.

A campanha Janeiro Branco busca chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas.

Práticas que contribuem para uma boa saúde mental

O corpo e a mente necessitam de hábitos saudáveis para ter um bom funcionamento, por isso o Ministério da Saúde recomenda algumas dicas que podem contribuir, e muito, com a nossa qualidade de vida, confira abaixo:

• Reserve um tempo para relaxar;
  • Aproveite momentos em família;
  • Pratique atividades físicas;
  • Mantenha uma alimentação saudável;
  • Reforce seus laços de amizade;
  • Tenha boas noites de sono;
  • Faça terapia.

A psicopedagoga Giovana Pacheco ainda reforça a importância dessas práticas: “Viva a vida com respeito, invista em afeto, cuide da sua saúde, busque autoconhecimento, diga não aos preconceitos. Essas são práticas que podem contribuir para a promoção da saúde mental”, acrescenta.

Dados

De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo (9,3%) e o segundo maior das Américas em depressão (5,8%). A saúde mental representa mais de 1/3 da incapacidade total no mundo, com transtornos depressivos e ansiosos como maiores causas – os quais respondem, respectivamente, pela 5ª e 6ª causas de anos de vida vividos com incapacidade no Brasil. Ainda segundo a OPAS, entre 35% e 50% das pessoas com transtornos mentais em países de alta renda não recebem tratamento adequado e, nos países de baixa e média renda, o percentual é ainda maior, ficando entre 76% e 85%.

Esses dados demonstram a relevância de se ampliar o debate e as estratégias para enfrentamento desse panorama.

A Florence apoia a campanha Janeiro Branco

No Instituto Florence, as iniciativas para a promoção da saúde mental de qualidade ocorrem durante todo o ano. Através do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Discentes, a instituição oferece orientação e aconselhamento psicopedagógico, promovendo o bem-estar dos relacionamentos interpessoais e institucionais, contribuindo assim para acolhimento, permanência e acompanhamento do corpo discente do Instituto Florence, em observação às necessidades e peculiaridades deles no decorrer do processo ensino-aprendizagem.  “A Florence valoriza o bem-estar dos seus docentes e discentes possibilitando a escuta e promovendo relações saudáveis no ambiente acadêmico”, finaliza Giovana Pacheco.

Estude na Florence

Com o objetivo de capacitar profissionais em nível técnico para o mercado de trabalho, o Instituto Florence está com inscrições abertas para o curso em Enfermagem, Saúde Bucal e Estética e para a especialização em Enfermagem do Trabalho e Instrumentação Cirúrgica.

Os interessados têm três formas de fazer sua inscrição: a primeira é presencialmente, na Secretaria da Escola Técnica da Unidade Centro e Cohab; a segunda é entrando em contato pelo WhatsApp oficial da instituição, por meio do número 99242-2120; e a terceira é por meio do e-mail [email protected].

Para se matricular é necessário apresentar cópias impressas ou escaneadas dos documentos pessoais (RG, CPF e Título de Eleitor), comprovante de residência, diploma de conclusão do Ensino Médio ou declaração com Histórico Escolar.

Clique aqui para saber mais sobre os cursos técnicos e os diferenciais do Instituto Florence!