Curso técnico do Instituto Florence promove seminário sobre Suporte Básico de Vida

O principal objetivo dos primeiros socorros é salvar vidas
Técnico em Enfermagem | 19/08/2022

Foi realizado no Instituto Florence um Seminário Teórico Prático do curso técnico de Enfermagem sobre Suporte Básico de Vida. Os temas foram: Primeiros Socorros, imobilização e transporte de vítimas, fraturas e controle de hemorragias, queimaduras, obstrução de vias aéreas, PCR (Parada Cardiorrespiratória) e RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar), desmaio e convulsão.

Diante disso, o professor Ernandes Mendes, docente do Instituto Florence nas disciplinas de Primeiros Socorros e Prevenção e Segurança do Trabalho, ressalta a necessidade das empresas terem profissionais capacitados para atuar na prevenção de acidentes e saúde do colaborador. “Foi um evento de muito aprendizado visando ensinar o público a salvar vidas com os primeiros socorros. E quem aprende primeiros socorros está se preocupando com o próximo. O Florence prioriza a vida, na instituição damos primeiros socorros no curso de enfermagem como uma das prioridades, como se fosse um suporte avançado de vida para dar possibilidade ao aluno de agregar valor e fazer diferença na vida das outras pessoas”, fala.

A aluna Kecia Pereira Rocha, explicou sobre os cuidados com queimaduras. “Muitas pessoas não têm conhecimento sobre como tratar queimaduras. O vinagre por exemplo é de muita utilidade em queimaduras causadas por urtigas. Já substâncias como pasta de dente e manteiga não são recomendadas. O recomendável é lavar na água corrente por 10 minutos, colocar cuidadosamente uma gaze esterilizada umedecida em soro fisiológico, ou um pano limpo sobre a região afetada, até a chegada de ajuda médica”, contou.

Resumo sobre o que é Suporte Básico de Vida (SBV)

O Suporte Básico de Vida (SBV) consiste em um conjunto de medidas voltadas à redução do dano ou do risco de morte associado a eventos cardiovasculares, em especial, à parada cardiorrespiratória (PCR) não traumática, tanto no ambiente extra hospitalar como no ambiente intra hospitalar.

Podendo ser utilizado por socorristas leigos ou profissionais, o SBV orienta medidas de suporte às vítimas até a chegada dos Serviços Médicos de Emergência ou da Equipe de Suporte Avançado de Vida.

No ambiente intra hospitalar, a parada cardiorrespiratória geralmente está associada a quadros circulatórios ou respiratórios que se agravam e pode ser prevista e evitada através da vigilância e de medidas de prevenção e tratamento precoce, além do acionamento da equipe de ressuscitação.

Já no ambiente extra hospitalar, a maioria das PCR acontecem de forma súbita e em decorrência de problemas cardíacos subjacentes. A chance de sobrevivência nesses casos está associada ao rápido reconhecimento da PCR, acionamento do serviço médico de emergência,  início das manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e uso do desfibrilador externo automático (DEA), quando disponível, pelo socorrista leigo.

Cursos técnicos do Instituto Florence

Com o objetivo de capacitar profissionais em nível técnico para o mercado de trabalho, o Instituto Florence está com inscrições abertas para o curso em Enfermagem, Saúde Bucal e Estética e para a especialização em Enfermagem do Trabalho e Instrumentação Cirúrgica.

Os interessados têm três formas de fazer sua inscrição: a primeira é presencialmente, na Secretaria da Escola Técnica da Unidade Centro e Cohab; a segunda é entrando em contato pelo WhatsApp oficial da instituição, por meio do número 99242-2120; e a terceira é por meio do e-mail [email protected].

Para se matricular é necessário apresentar cópias impressas ou escaneadas dos documentos pessoais (RG, CPF e Título de Eleitor), comprovante de residência, diploma de conclusão do Ensino Médio ou declaração com Histórico Escolar.

Clique aqui para saber mais sobre os cursos técnicos e os diferenciais do Instituto Florence!