Especialização em enfermagem do trabalho: saiba tudo sobre a área

Especialização em enfermagem do trabalho: saiba tudo sobre a área

A enfermagem do trabalho é uma especialidade da enfermagem com atuação direcionada a ambientes...
Técnico | 30/12/2022
Compartilhe :

A enfermagem do trabalho é uma especialidade da enfermagem com atuação direcionada a ambientes de trabalho. O principal objetivo deste profissional é cuidar da saúde dos trabalhadores, evitar doenças e acidentes ligados à atuação profissional.

Pode-se afirmar que trata-se de uma área de atuação dentro da enfermagem com ênfase na segurança, proteção e saúde do trabalhador. Trata-se de uma vertente bem demandada por empresas e indústrias dos mais diferentes ramos do Brasil, já que ambulatórios e enfermarias desses lugares contam com enfermeiros e técnicos de enfermagem, ambos especializados em medicina do trabalho. 

De modo geral, o atendimento realizado por esses profissionais é utilizado de forma assistencial e para primeiros socorros, tais como: medição de temperatura e de pressão arterial e a realização de curativos e cuidados com ferimentos.

Apesar desta ser a atuação profissional mais comum, a enfermagem do trabalho pode ir muito além. Os avanços tecnológicos permitem que hoje, por exemplo, colaboradores recebam atendimento médico dentro da empresa, realizem exames e que as equipes responsáveis pela saúde do trabalhador façam um monitoramento de saúde eficaz com base em dados de forma preventiva. 

Além destas, também são competência do profissional enfermeiro do trabalho:

  • Criação de campanhas de prevenção de acidentes;
  • Avaliação das condições de trabalho;
  • Realização de primeiros-socorros;
  • Realização de primeiros-socorros;
  • Desenvolver projetos para a promoção da saúde.

A média salarial para área é de  R$ 3.514,31. A área é promissora e com bastante demanda, graças a regulamentação da profissão. 

Para se tornar um técnico enfermeiro do trabalho, você precisa, em primeiro lugar, ter concluído o curso técnico em enfermagem em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e buscar uma especialização em enfermagem do trabalho.

Notícias Relacionadas