Instituto Florence alerta para cuidados com doenças masculinas no Novembro Azul

Instituto Florence alerta para cuidados com doenças masculinas no Novembro Azul

Professor de Enfermagem explica importância da campanha
Institucional | 11/11/2020
Compartilhe :

O Instituto Florence, atento à importância do diagnóstico do câncer de próstata, lança neste mês a campanha “O preconceito pode ser seu inimigo”. A ação contará com atividades educativas on-line e off-line para estimular alunos, professores e colaboradores na realização do diagnóstico precoce do câncer de próstata durante o Novembro Azul. 

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) alertam que são previstos 65.840 novos casos de câncer de próstata para 2020 no Brasil. Atrás apenas do câncer de pele não melanoma, o tumor de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens. Em 2015, a doença tirou a vida de 15,5 mil brasileiros e, desde aquele ano, os índices da doença só têm aumentado. Apesar do extenso número de casos, a chance de cura desta doença em estágio inicial é de 90%. 

Segundo o professor da disciplina de Fundamentos da Enfermagem, Diego Araújo, medidas educativas como as que estão sendo promovidas pelo Instituto Florence podem facilitar o diálogo. “O Novembro Azul tem por objetivo aumentar cada vez mais o número de homens que irão procurar, sem preconceito ou medo, especialistas para realizar o exame de toque, a fim de verificar alterações na próstata e, com isso, a aumentar a possibilidade de cura”, explicou.

O professor Diego Araújo também destaca que, além do câncer de próstata, os homens devem ficar atentos a doenças como o câncer de pele não melanoma, câncer de pênis, tumor no testículo, disfunção erétil e andropausa, outras enfermidades que prejudicam a saúde dos homens.

Sintomas comuns do câncer de próstata

Os sintomas mais comuns são a bexiga desregulada com vontade em excesso ou dificuldade em urinar e um leve crescimento da próstata após o toque. Os sintomas mais severos são a insuficiência renal, infecção generalizada e dores nos ossos.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico é feito pelo exame Prostate-Specific Antigens (PSA), ou antígenos específicos da próstata, e pelo exame de toque. O exame deve ser feito anualmente.

Métodos de prevenção

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especialista no tratamento de doenças que acometem especificamente o sexo masculino e aqueles com parentes de primeiro grau com câncer de próstata ou que sejam negros devem começar aos 45 anos.

O Inca sugere uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal. Essa medida ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não transmissíveis. 

Fazer 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente a hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar são outros hábitos recomendados.

Chás ou banho de assento são tratamentos fitoterápicos alternativos que ajudam nos processos inflamatórios do pênis e região escrotal, como também da região anal. Plantas como a aroeira, casca do caju ou barbartimão são comprovadas cientificamente como eficazes para contenção de processos inflamatórios na região genital. 

Por isto, no Novembro Azul a mensagem do Instituto Florence é: cuide da saúde e previna doenças.

Notícias Relacionadas