Grupo de Extensão do Curso de Nutrição do Florence realiza visita ao Espaço Tato

Sem categoria | 18/06/2019

O Grupo de Extensão “Atenção Nutricional aos Clientes do Ambulatório Escola do Instituto Florence”, do Curso de Nutrição do Instituto Florence de Ensino Superior esteve, na última semana, em uma visita ao Espaço Tato, local onde a Nutricionista Carol Alves realiza as suas atividades com o foco no Comportamento Alimentar.

A visita consistiu em uma reflexão sobre as atuais formas de atendimento do Nutricionista, bem como os comportamentos preconceituosos vindos de alguns destes profissionais. Foram pontuados estudos que mostram que tais comportamentos veem de alguns nutricionistas, assim como, as atitudes de risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares que os estudantes de nutrição apresentam. Mais de 40% dos estudantes apresentam algum tipo de comportamento de risco, o que estimula as práticas preconceituosas aplicadas depois de formados.

A Nutricionista Carol Alves realizou uma abordagem comportamental, que analisa não somente a parte clínica do paciente, afirmando que o motivo de comermos é tão importante quanto o que comemos.

“Hoje já sabemos que alguns alimentos podem acelerar ou retardar o aparecimento de doenças, mas o que nos impede de sermos mais saudáveis? Como nos relacionamos com esse alimento? Não é só impor algo que vai solucionar o problema, certo? Se dieta funcionasse não existiria mais gente obesa no mundo, não é mesmo? Então, dentro do meu consultório, eu analiso o que o paciente come, mas analiso também, porque ele come, como ele come, o que influencia suas escolhas e depois vamos traçando metas de mudança.  Mostrei aos alunos algumas apresentações que faço para os pacientes, como a aula de fome psicológica e fisiológica, o odômetro da fome  (escala) e 3 atividades, o diário alimentar e como preenchemos e evoluímos o plano alimentar que é feito pelo próprio paciente em conjunto comigo, e uma meditação guiada sobre mastigação. Apresentei também a eles o meu espaço de atendimento particular”. Explicou a Nutricionista.