Instituto Florence realiza a Colação de Grau das primeiras turmas do Curso de Enfermagem

Graduação | 08/01/2011

O Instituto Florence de Ensino Superior apresentou à sociedade maranhense os profissionais das primeiras turmas do Curso de Graduação em Enfermagem, em solenidade de Colação de Grau, que contou com a presença de autoridades, Diretores e docentes do Instituto, além de familiares a amigos. A cerimônia foi realizada no dia 06 de janeiro, na Fábrica de Recepções, no Olho d’ Água.

O momento tem um significado ímpar para o Instituto Florence, pois representa o ponto alto de uma jornada de árduo trabalho de toda a equipe de profissionais, docentes e gestores que compõe a Faculdade. Para a Diretora Geral do Instituto Florence, profª Rita Ivana Barbosa Gomes, a solenidade marcou ainda a materialização de um sonho: formar profissionais com reconhecida competência técnica-científica e com uma formação humanizada.

Para os formandos, a colação de grau sinalizou o encerramento de uma trajetória, que ao longo de quatro anos de formação, teve o apoio primordial dos docentes que acompanharam o crescimento de cada um. No discurso da oradora da solenidade, a formanda Lucimar Sá, apenas palavras de agradecimento. “Aos nossos mestres, verdadeiros colaboradores desta conquista, o nosso reconhecimento por todo o saber e experiências partilhados e, principalmente, pela atenção e delicadeza que sempre nos dispensaram, elevando, assim, o nosso conceito de pessoa humana”, disse.

A profª. Esp. Alexsandra Gomes Barros, seguida pela Diretora geral da Instituição foram escolhidas as paraninfas das turmas. Como patronesses, os pais dos formandos e a professora MsC. Kátia Andréa Fernandes do Nascimento foram os homenageados da noite. As turmas receberam os nomes de Teresinha de Jesus Barbosa Gomes, em homenagem a mantenedora da Instituição, e Florence Nigthngale, enfermeira que ficou reconhecida durante a Guerra da Criméia, a qual é homenageada pela Faculdade.

O ápice da solenidade foi o momento de grau, conferido pela Diretora Geral e fundadora, profª. MsC. Rita Ivana Barbosa Gomes, na presença de autoridades como Dr. José Márcio Soares Leite, Secretário Estadual de Saúde, o Dr. Marcos Pacheco, Superintendente de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, a Dra. Euzanir Silva Aroucha, Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão, e a Profª. Dra. Francisca Georgina Macedo de Sousa, Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem/Seção Maranhão.