INSTITUTO FLORENCE PARTICIPA DA 63ª REUNIÃO DA SBPC

Graduação | 12/07/2011

O Instituto Florence, representado por discentes e docentes dos Cursos Técnico e Superior, participa da 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência, a SBPC – que acontece na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, no período de 10 a 15 de junho. A Reunião Anual da SBPC é considerada o evento de maior relevância na área técnico – cientifica do  Brasil e, nesta edição, o tema proposto para discussão foi “Cerrado: água, alimento e energia”.

No congresso, a delegação do Instituto Florence apresenta os resultados obtidos nas pesquisas efetuadas no projeto Rio dos Cachorros e em outras pesquisas paralelas nos cursos de Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho e Programa de Saúde da Família da IES. Ao todo foram aceitos oito trabalhos para apresentação durante as comunicações científicas do evento. Os estudos foram baseados em duas linhas de pesquisa voltadas às Áreas da Saúde e Meio Ambiente.

Contudo o destaque deste evento é a participação dos alunos do curso técnico em Meio Ambiente através da apresentação de trabalhos originados nas pesquisas em campo de estágio, no Projeto Rio dos Cachorros, fato considerado inovador no Maranhão, pois a grande demanda de trabalhos são geralmente voltados a pesquisa à nível de graduação.

“A participação do Florence Técnico neste importante evento reafirma o compromisso da instituição com a pesquisa e a extensão”, enfatiza a profª Márcia Fernanda Gonçalves, docente do Florence e orientadora das pesquisas. “Isso comprova que o conhecimento deve ultrapassar as barreiras das salas de aula e que a inserção da pesquisa deve ser considerada um alicerce para uma capacitação diferenciada no mercado de trabalho”, completa.

A próxima edição do evento será sediada na Universidade Federal do Maranhão, em São Luís.

Os artigos aprovados seguem abaixo:

PÓS-GRADUAÇÃO

Ensaios de permeabilidade do solo aplicados a contaminação de recursos hídricos subterrâneos na área do cemitério da Vila Embratel, São Luís – MA
Autores: Márcia Fernanda Pereira Gonçalves, Rita Ivana Barbosa Gomes, Ewerton Silva Gonçalves, Ildoana Paz Oliveira e Ozelito Passidônio de Amarante Júnior.

HEPATITE B: práticas e vivências aplicadas a biossegurança junto aos acadêmicos do 6º período de Enfermagem de uma instituição de ensino superior do município de São Luís – MA
Autores: Francineth de Paula Lima da Silva, Márcia Fernanda Pereira Gonçalves.

Incidência de Doenças Diagnosticadas pelo Exame Papanicolau em uma UBS do munícipio de São Luís, MA
Autores: Diego Ualace Feitoza Barros, Márcia Fernanda Pereira Gonçalves.

Relações Humanas e Estudos Ambientais aplicados à Saúde Coletiva: o caso da proliferação de doenças através da contaminação ambiental na praia da Ponta d’Areia, São Luís – MA.
Autores: Francineth de Paula Lima da Silva, Diego Ualace Feitoza Barros, Márcia Fernanda Pereira Gonçalves.

TÉCNICO

Dinâmica da Paisagem em Áreas de Conservação: um estudo comparativo entre a comunidade do Limoeiro e Rio dos Cachorros, São Luís- MA.
Autores: Jéssica Fernandes Ribeiro, Jainara Santos Albuquerque, Mário Vítor Pequeno Lima Lourenço, Tássia Valéria Santos Sousa e Márcia Fernanda Pereira Gonçalves.

Impactos Ambientais em Área de Extração Mineral: diagnóstico do processo erosivo da Pedreira de Rio dos Cachorros – São Luis – MA – Brasil.
Autores: Vivian Cristina Araújo de Jesus, Edson Correia Filho, Solange L. dos Santos e Márcia Fernanda Pereira Gonçalves.

– Composição e Distribuição de Brachyura (decapoda: brachyura) na foz do Rio dos Cachorros, São Luís – MA – Brasil.
Autores: Dimas Araújo dos Passos, Ewerton Silva Gonçalves e Márcia Fernanda Pereira Gonçalves.

– Percepção Ambiental em Área de Manguezal: o caso do povoado Rio dos Cachorros, São Luís – Maranhão – Brasil.
Autores: João Batista S. Marinho, Romeu de R. Matos, Márcia Fernanda Pereira Gonçalves e Ewerton Silva Gonçalves.