PROFESSOR RECEBE MENÇÃO HONROSA

Graduação | 16/09/2011

Anualmente, a Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica – SBPqO – se reúne para debater temas derelevância e premiar pesquisas de grande alcance científico na área da Odontologia. Na edição de 2011, para o orgulho e incentivo à pesquisa no Maranhão, o professor Me. Vandilson Pinheiro Rodrigues, do Curso de Odontologia do Instituto Florence, foi um dos premiados com Menção Honrosa.

O reconhecimento deu-se pelo desenvolvimento de estudo que analisou a interação da doença periodontal com doença renal crônica. A literatura sobre o tema é recente e a pesquisa trouxe um caráter inovador, por isso, a importância desta premiação para o Maranhão. “Inicialmente, queríamos avaliar se existia de fato alguma associação entre as inflamações da gengiva e a deficiência renal em pacientes que fazem hemodiálise. Os nossos resultados sugerem esta interação, que está também associada ao metabolismo ósseo e desnutrição protéica”, explica o professor. “Como este tema é pouco estudado na literatura internacional – destaca Vandilson –, o nosso estudo veio agregar novas informações às pesquisas já realizadas, gerando conhecimento sobre essas interações. Estou muito feliz por este reconhecimento”.

O Trabalho é fruto da dissertação de mestrado do professor no Programa de Pós-Graduação em Odontologia (UFMA) e foi desenvolvido sob orientação do prof. Antonio Luís Amaral Pereira.