PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM DEBATEM O CUIDAR ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Graduação | 18/10/2011

No período de 12 a 14 de outubro, a cidade de São Luís recebeu profissionais e acadêmicos da Enfermagem de todo o país apara o IV Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal, promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem/ Seção Maranhão e Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras, que nesta edição debateu o tema “Tecnologia, humanização e responsabilidade social na enfermagem: interface para promover o cuidado ao recém-nascido, à criança, ao adolescente e família. O congresso contou com a presença de renomados pesquisadores na área, inclusive a nível internacional, como a pesquisadora inglesa Dra. Fiona Smith, no Hotel Luzeiros.

Na oportunidade, a ABEN-Maranhão homenageou as grandes personalidades da Enfermagem Maranhense que contribuíram para o desenvolvimento da profissão no Estado. A professora Rita Ivana, Diretora Geral do Instituto Florence entregou o troféu de homenagem as irmãs Paula Maria da União (Lindaura Sampaio Almeida) e Irmã Taciana (Maria Joanna Bandeira De Mello), da Escola São Francisco de Assis, uma das primeiras escolas de Enfermagem do Maranhão. “Não poderíamos nos esquecer de prestar a devida homenagem a estas pessoas ilustres da Enfermagem Maranhense que tem tudo a ver com o tema proposto por neste Congresso, pois ambas são sinônimos de Tecnologia, Humanização e Responsabilidade Social na Enfermagem”, afirmou emocionada a professora Rita.

O Instituto Florence participou ativamente dos três de evento, com a apresentação de trabalhos científicos de professores, alunos e egressos do Curso de Enfermagem e também com um dos estandes mais visitados no evento. “O Congresso tem uma multiplicidade de abordagens, desde pesquisas de campo até na área hospitalar, e é uma excelente oportunidade para interagir com pesquisadores de outros estados e universidades para analisar a qualidade das pesquisas desenvolvidas no Maranhão”, acentua a Professora Mestra Vanessa Émille Sousa, docente do Curso de Enfermagem do Instituto Florence que apresentou o resultado de quatro pesquisas realizadas em parceria com alunos da Faculdade.

Para Janaína Pinheiro Mendes, o Congresso de Enfermagem Pediátrica teve um sentimento diferente. “Este é o primeiro evento que participo como profissional recém-formada e tive a oportunidade de apresentar a minha monografia que trata sob a avaliação do método canguru desenvolvido nas maternidades de São Luís, na Sessão de Pôsteres do Congresso”, contou a egressa do Instituto Florence. “A formação que tive no Florence foi um suporte a mais na minha atuação profissional e, como já trabalhava na área, a graduação veio para consolidar este conhecimento, em especial, na área da Enfermagem Pediátrica”, destacou.

Por sua vez, a acadêmica Lidiane Cantanhede, do 6º período de Enfermagem, que apresentou sua pesquisa sobre a humanização da assistência de enfermagem à criança submetida à quimioterapia, avaliou positivamente o debate do tema proposto pela organização do congresso e a participação dos alunos do Florence.

“Fico imensamente orgulhosa de ver os nossos alunos se integrando ativamente no mundo da pesquisa. E um evento do porte deste congresso, que conta com Enfermeiros do Brasil inteiro, é um muito importante a participação dos alunos para desenvolver o espírito de pesquisador”, declarou a professora Rita Ivana, Diretora Geral do Instituto Florence de Ensino Superior. “Parabenizo a todos os alunos, professores e egressos que apresentaram seus estudos, ministraram palestras, enfim que aproveitaram profundamente este evento” finaliza.