DOCENTES DO INSTITUTO FLORENCE SÃO APROVADOS EM PROGRAMAS DE MESTRADO E DOUTORADO

Graduação | 12/12/2011

O incentivo para formação profissional continuada é uma das marcas do Instituto Florence de Ensino Superior, que comemora neste mês de dezembro a aprovação dos docentes do Curso de Enfermagem em Programas de Mestrado e Doutorado. “Além dos professores já aprovados, aguardamos outros resultados dos nossos docentes”, comenta a Diretora Acadêmica, professora Fátima Garcez. “Isso é o resultado da política pedagógica da Faculdade que prima pela constante qualificação”, acentua.

O Professor Luís Fernando Bógea Pereira, Coordenador do Curso de Enfermagem,  aprovado em 2º lugar no Programa de Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. “O incentivo que o Instituto Florence deu foi significativo para minha aprovação. Como a Instituição apóia de forma integral a formação continuada, pude me dedicar aos estudos e conquistar esta vitória”, conta o Prof. Luís. “Com o Mestrado espero construir novos horizontes, aprofundar conhecimentos além de crescer profissionalmente”, completa. A pesquisa do professor Luís Fernando vai estudar o tema Reações adversas em pacientes infectados Tuberculose/ HIV.

Além dele, as professoras Mónica Andrea Aragão e Lidiane Andréia Barros também foram aprovadas para o Programa de Mestrado Acadêmico em Enfermagem. A professora Remédios Lira também compõe o time de aprovados, desta vez na Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família – RENASF, com o Mestrado Profissional em Saúde da Família, uma parceria da Universidade Federal do Maranhão com a Fundação Fio Cruz. Ela pesquisa a área da intervenção/gestão da Enfermagem com o tema Implantação do Acolhimento como Classificação de Risco da (ACCR) na Estratégia de Saúde da Família.

“Acreditamos no potencial do professor e incentivamos constantemente a busca pela aprimoração e atualização dos seus conhecimentos”, enfatiza a Diretora Geral do Instituto Florence e Doutoranda no Programa de Saúde Coletiva da UFMA, Profª. Rita Ivana Barbosa Gomes, também. “O aperfeiçoamento do saber é uma prática inerente a todo docente e pesquisador – destaca Rita – e, por isso, comemoramos tanto a aprovação dos nossos docentes em processos como estes”.

Outro destaque é a Professora Vanessa Émille Sousa, do Curso de Enfermagem e aprovada no Doutorado em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. A professora irá estudar o tema A construção e validação de um software para o ensino da SAE – Sistematização da Assistência em Enfermagem. “Esse objeto de estudo é fruto das minhas inquietações enquanto docente, observando as dificuldades dos meus alunos em sistematizar a assistência”, explica a professora. “Por isso, o desejo de transformar essa deficiência em algo benéfico para eles, com a criação de um sistema que facilite a aprendizagem”, comenta.

Confira a Lista dos aprovados!

Vanessa Émille Sousa – aprovada no Doutorado em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará

Luís Fernando Bogéa Pereira – aprovado no Mestrado Acadêmico em Enfermagem da UFMA

Mônica Andrea Aragão – aprovada no Mestrado Acadêmico em Enfermagem da UFMA

Lidiane Andréia Barros – aprovada no Mestrado Acadêmico em Enfermagem da UFMA