MULHERES EM DESTAQUE NO INSTITUTO FLORENCE

Graduação | 10/03/2012

Em homenagem as suas alunas, colaboradoras e professoras, o Instituto Florence de Ensino realizou uma comemoração especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O dia dedicado a elas teve uma vasta programação com Sessão de beleza e sorteio de kits de produtos femininos, ofertados pelos parceiros Mary Kay e Facial Farmácia de Manipulação; Sessões de cinema para refletir sobre o papel da mulher na sociedade. E, mais, as alunas do Curso Técnico em Nutrição, da Unidade Cohab, montaram um espaço especializado em Nutrição aplicada à Saúde Feminina, coordenado pela Profª Audiandre Nunes. As visitantes do “Cantinho Feminino” receberam dicas sobre alimentação saudável e cuidados na ingestão dos alimentos.

A grande surpresa veio dos colaboradores que distribuíram rosas, cercadas de carinho e felicitações, às mulheres do Instituto Florence. “A mulher sempre teve um papel importante para nós homens, somos realizados graças a elas e, nesse dia, nada mais justo, que prestar nossas homenagens”, parabenizou o Coordenador de NTI, Nilson Frazão. A recepcionista Luciana Borges ficou encantada com o presente. “É sempre bom ser lembrada e homenageada, ainda mais com uma rosa que é algo tão delicado, que representa a nossa plenitude e a forma como eles nos olham também”, garante.

“As alunas aprovaram a programação e sentiram-se muito valorizadas. Foi uma grata alegria e recompensa ver a satisfação delas, pois tudo foi preparado com muito carinho”, comemorou a Coordenadora Pedagógica dos Cursos Técnicos, Márcia Cristina Pinheiro. As lembranças entregues foram confeccionadas pela equipe de coordenação dos cursos Kátia Santos, Solange Abraão, Tuany Bonfim, Valdênia Ramos e Márcia Fernanda Gonçalves.

Dia 8 de Março é uma data especial no Instituto Florence, que tem sua história marcada pelas mulheres, desde o nome, em referência à Enfermeira britânica Florence Nightingale, até as gestoras, Profª Rita Ivana e Teresinha de Jesus Barbosa Gomes. “Comemorar esta data faz parte da nossa essência, da nossa percepção sobre a mulher que supera as dificuldades e barreiras com força e sensibilidade ao mesmo tempo. E aqui o nosso referencial é a D. Teresinha, uma mulher que é motivo orgulho para todos nós que convivemos com ela pela sua sabedoria e acolhimento”, destacou a Diretora Geral, Rita Ivana.

Mais que um dia de comemoração, a ocasião foi de engrandecimento por todas as vitórias históricas já conquistadas na sociedade brasileira ao longo dos séculos. “A mulher passou a ocupar mais espaços de trabalho de forma competente, inclusive áreas restritas aos homens”, ressalta a Diretora Acadêmica, Profa. Fátima Garcez. “Hoje, o nosso desafio é exercer os múltiplos papéis que a sociedade nos coloca como mães, esposas e profissionais de sucesso, sem esquecer a nossa essência, do nosso papel como mulheres estruturadoras da sociedade”, frisou a professora.

Histórico do Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é uma comemoração alusiva as mulheres que participaram e foram trancadas na fábrica, que foi incendiada, causando a morte de cerca de 130 tecelãs. Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou então decidido: o dia do massacre passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, não apenas como homenagem àquelas que morreram, mas numa demonstração de que a luta iria continuar. A data foi oficializada em 1975, pela Organização das Nações Unidas (ONU).