Prof. Dr. Nilton Formiga ministra palestra para Acadêmicos  de Enfermagem e Odontologia

Prof. Dr. Nilton Formiga ministra palestra para Acadêmicos de Enfermagem e Odontologia

Graduação | 05/03/2013

O Instituto Florence de Ensino Superior recebeu na última sexta-feira (01), o Professor Doutor Nilton Soares Formiga, da Universidade Maurício de Nassau da Paraíba, que ministrou a Palestra “Psicologia e Saúde – reflexões contemporâneas”. A palestra teve como público de interesse alunos dos Cursos da Área da Saúde da Faculdade.

O professor Nilton Formiga é psicólogo e doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal da Parnaíba, com ênfase de atuação em áreas como indivíduo e papéis e estruturas sociais. Desenvolve ainda uma produção técnica na área da Educação Superior, bem como, assessorias e consultorias junto a Unesco e Opas.

No evento, o Professor Formiga falou sobre as premissas da nova tendência mundial da Psicologia e da Saúde, movimento que começou a ser disseminado a partir do século XXI. De forma prática, a palestra propôs esclarecer os pilares da Psicologia Positiva e expor experimentos que comprovaram os benefícios das práticas da psicologia desenvolvidas em vários setores da saúde.

“É na psicologia que se depositam as esperanças de construção de uma sociedade mais saudável do ponto de vista emocional, derivando daí, inclusive, uma nova configuração da saúde física em sua totalidade”, explica o Professor Formiga.

Em debate, o palestrante trouxe informações sobre a atuação da psicologia, bem como apresentar pontos positivos e negativos no ambiente de trabalho do profissional da saúde, com vistas a uma melhor preparação do acadêmico para atuar no mercado de trabalho.

“O debate foi totalmente diferente dos que já aconteceram no Instituto Florence. Unimos as duas ênfases, os dois saberes, e assim trouxemos temáticas da área da saúde, relacionando-as à psicologia”, detalha o Professor Luís Fernando Bogéa Pereira, Diretor Acadêmico do Instituto Florence de Ensino.

Participaram deste evento os alunos do Curso de Graduação em Odontologia, Farmácia e Enfermagem, que puderam refletir sobre a importância do diagnóstico psicológico para o trabalho na saúde pública ou privada.