Nova linguagem do ENADE é abordada pelos docentes do Curso de Farmácia

Graduação | 02/04/2013

A Coordenação de Apoio Pedagógico aos Docentes e Discentes- CAP planejou oficina ENADE para ser desenvolvida com os docentes do Curso de Graduação em Farmácia da IES, haja vista as demandas postas pelo MEC quanto à avaliação de Cursos.

A oficina ENADE propõe problematizar a linguagem utilizada pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE quanto à formulação de situações-problema. A atividade que tem como temática “Problematizando o ENADE”, acontecerá no dia 06 abril, às 09h00, na sala 308 do IFES.

Com a orientação da Coordenadora da CAP, Alexsandra Gomes Barros, os professores analisarão os elementos constitutivos das questões ENADE, considerando o referencial teórico instituído pelo Ministério da Educação – MEC – e pelo Projeto Político Pedagógico dos Cursos de Graduação do Instituto Florence de Ensino Superior.

“Pensar e discutir a formação de professores tem se tornado cada vez mais frequente e nas últimas três décadas vem se desenvolvendo avaliações institucionais que regularizam esta formação e a partir de 2005, em especial, estão sendo aplicadas provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE, que além de avaliar a formação, visam aferir a qualidade dos cursos superiores”, explica a Prof.ª: Alexsandra Barros.

O Instituto Florence de Ensino Superior entende o ENADE como produtor de uma nova organização de saberes que são incitados aos alunos da graduação. No decurso da sua aplicação vai legitimando tais saberes, contribuindo para os processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional, bem como na intenção de oferecer processos formativos pertinentes a um mundo em constantes mudanças e demandas. Nesse sentido, as avaliações são usadas como reguladoras da qualidade do ensino.

Além das oficinas do Enade, durante o período letivo, a Coordenação de Apoio Pedagógico aos Docentes e Discentes do Instituto Florence de Ensino Superior desenvolverá sua agenda de ações, sistematizando metodologias ativas, palestrando, trabalhando em grupo, executando dinâmicas até a culminância do “Projeto Enade”, com o Simulado Integrador. O propósito das atividades é amadurecimento metodológico do docente e cognitivo do aluno.

O resultado dessas ações é, certamente, o sucesso dos nossos alunos na prova ENADE. Consequentemente, do Instituto Florence de Ensino Superior.