Estudantes têm acesso a avanços em Clínica-Escola

Técnica avançada em tratamento de canal é utilizada pioneiramente no Instituto Florence. Uma...
Graduação | 17/06/2013

Uma técnica que permite a execução de tratamento de canal com mais eficiência e segurança para os pacientes está sendo usada na clínica-escola do Instituto Florence de Ensino Superior. A Tecnologia foi incorporada graças a uma parceria com a empresa alemã VDW. O instituto maranhense é agora uma das primeiras instituições nas regiões Norte e Nordeste a trabalhar com esta tecnologia de ponta, igualando-se aos maiores centros de ensino da odontologia no país como a USP e a São Leopoldo Mandic, que já ensinam essa técnica para alunos de graduação.

A oportunidade para essa parceria foi um convite da VDW que selecionou profissionais de destaque da Endodontia Brasileira para treinamento e certificação de uso desta tecnologia em cursos de graduação e pós-graduação. O professor doutor Erick Souza, docente da cadeira de Endodontia do Instituto Florence foi um dos sete selecionados no país, e desde o início deste ano já incluiu a inovação na grade curricular do curso.

“Com essa tecnologia, mais uma vez, o Curso de Odontologia do Instituto Florence se afirma como celeiro de inovações, sempre ofertando aos seus acadêmicos o acesso a equipamentos modernos, livros atualizados e docentes competentes para que se formem os melhores profissionais”, enfatizou a Coordenadora do Curso, professora Dra. Liana Linhares Lima Serra. “Tenho certeza que a endodontia no Maranhão ganhará muito mais qualidade com a adição dessa nova tecnologia”, completa.

Vantagens – A técnica com Sistemas Rotatório e Recíproco apresenta inúmeras vantagens sobre as técnicas manuais comumente ensinadas. Em resumo, elas mecanizam o movimento realizado, antes de forma manual, para o preparo do dente no tratamento de canal. São técnicas com curva de aprendizado muito maior, o que aumenta a segurança do aluno em treinamento e, sobretudo, diminuem a incidência de erros no procedimento, algo que é que muito comum nas técnicas manuais.

“Apesar de ainda ser cedo para apresentarmos resultados longitudinais para a sociedade, já é possível perceber nitidamente a motivação dos alunos e os ganhos em eficiência e praticidade no preparo do canal radicular”, disse o professor Dr. Erick Souza, responsável pela disciplina de Endodontia do Instituto Florence.

Com a técnica Recíproca, por exemplo, o cirurgião-dentista pode usar apenas uma lima (um instrumento) conectada ao motor para o preparo do canal radicular de forma mais segura, confortável, rápida e com menos traumas para os pacientes. Para os alunos, a técnica possibilita maior aprendizado e motivação, agrega mais conhecimento e domínio para a execução de procedimentos de canal, por exemplo. Pela parceria foram concedidos, 10 motores, que os alunos terão pleno acesso e serão treinados durante as aulas, sob a supervisão dos docentes da disciplina.

A tecnologia será também utilizada na Clínica Odontológica, que atende comunidades carentes do entorno da Faculdade. “Essa tecnologia facilita muito o aprendizado do aluno, permite que ele consiga reproduzir com mais qualidade a técnica, tendo mais chance de sucesso na realização dos procedimentos de canal, além de despertar no aluno o interesse por pesquisas nessa área”, explica a professora mestra Érica Valois, da Disciplina de Endodontia pré-clinica do Instituto Florence.

Matéria publicada no Jornal O Estado do Maranhão – Edição do dia 15 de junho de 2013 (sábado)