Em 2013, o McDia Feliz completa 25 anos de realização no Brasil e 15 no Maranhão

Graduação | 24/06/2013

A Campanha McDia Feliz realizada pela primeira vez em São Paulo (1988), chegou ao Rio de Janeiro um ano depois e, a partir de 1990, passou a ser realizado em todo o país, envolvendo todos os restaurantes da Rede McDonald’s e conquistando a sociedade brasileira. Em 1999 o McDia Feliz chegou a São Luis.

Coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, o McDia Feliz é o principal evento comunitário brasileiro e se tornou a maior e mais reconhecida campanha do país pela cura do câncer infantojuvenil, com a participação de milhares de voluntários, instituições de atendimento a crianças e adolescentes com câncer e de todo o Sistema McDonald´s – Funcionários, Franqueados e Fornecedores. No Maranhão, a Fundação Antonio Jorge Dino é a única instituição beneficiada com a campanha McDia Feliz, que também é parceiro do Projeto Anjos da Enfermagem, uma iniciativa do Instituto Florence de Ensino Superior.

O McDia Feliz já destinou cerca de R$ 150 milhões para mais de 100 instituições brasileiras, em mais de 21 estados, além do Distrito Federal. As doações têm viabilizado a implantação de ambulatórios, alas de internação, UTI, centrais de quimioterapia, casas de apoio e até unidades de transplante de medula óssea.

No Maranhão, em 15 anos de campanha, a Fundação Antonio Jorge Dino já arrecadou mais de 700 mil reais, o que possibilitou a compra, reforma e humanização da Casa de Apoio Criança Feliz, assim como a reforma, ampliação, equipamentos e mobiliário da pediatria do Hospital do Câncer, mantido pela Fundação.

Ao longo de 25 anos de realização da campanha, os recursos arrecadados possibilitaram que, a cada ano, cerca de 30.000 crianças, adolescentes e seus familiares em todo o Brasil, fossem atendidos e contribuíram para o expressivo crescimento do índice de cura da doença no Brasil: de 15%, no final da década de 80, podendo chegar a 85% atualmente desde que diagnosticado precocemente e tratado adequadamente.

“Queremos celebrar, pois são muitas as conquistas. Mas queremos mais. Queremos que crianças e adolescentes tenham no Brasil um tratamento gratuito e de qualidade comparável aos dos países desenvolvidos. Queremos contribuir ainda mais para o crescimento do índice de cura e para que tenham uma vida saudável após o tratamento, assim como queremos que os familiares se sintam apoiados em todos os momentos dessa difícil trajetória”, declara Silvia Dino, coordenadora da campanha McDia Feliz no Maranhão.

Sobre o Instituto Ronald McDonald e programas

O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer. Para isso, a organização desenvolve e coordena Programas – Diagnóstico Precoce, Atenção Integral e Casas Ronald McDonald – que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares. As principais fontes de arrecadação do Instituto Ronald McDonald são o McDia Feliz – maior e mais abrangente campanha nacional no combate ao câncer infantojuvenil – e a Campanha dos Cofrinhos, iniciativa que conta com a doação de trocos dos clientes dos restaurantes McDonald’s. Com mais de dez anos de atuação, o Instituto Ronald McDonald articula diferentes agentes da causa e destina de recursos a projetos de construção e reforma de casas de apoio e unidades médicas, compra de equipamentos e veículos, capacitação profissional e apoio psicossocial a pacientes e familiares, entre muitos outros. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.instituto-ronald.org.br.