Instituto Florence de Ensino Superior adere ao FIES

Instituto Florence de Ensino Superior adere ao FIES

O Instituto Florence de Ensino Superior aderiu ao Fundo de Financiamento Estudantil – FIES. A...
Graduação | 02/07/2013
Compartilhe :

O Instituto Florence de Ensino Superior aderiu ao Fundo de Financiamento Estudantil – FIES. A adesão coaduna com os ideais da propagados pela instituição, que se compromete em oferecer educação de qualidade às demandas reprimidas da sociedade maranhense.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. Os Cursos de Direito, Enfermagem, Farmácia e Odontologia são passíveis de receber o financiamento.

“Há muitos tempo, a nossa comunidade acadêmica externava essa necessidade de que aderíssemos a essa linha de financiamento educacional”, disse a Diretora Geral, Profa. Rita Ivana Barbosa Gomes. “Estudamos e planejamos à nossa adesão ao FIES e agora ofertamos aos nossos alunos, mais essa via de ingresso no ensino superior. Estamos certo de que essa empreitada vem para confirmar a nossa vocação educacional em atender aos mais carentes”, completou.

As informações e dúvidas sobre como fazer adesão ao financiamento podem ser esclarecidas pelo site http://sisfiesportal.mec.gov.br/index.html

Para me inscrever no FIES basta seguir os passos abaixo:

Para ter acesso aos FIES, o aluno precisa estar regularmente matriculado na IES e sem pendências. As inscrições são feitas através do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES). O estudante poderá fazer a inscrição em qualquer período do ano, de janeiro a junho, para o financiamento relativo ao 1º semestre, e de julho a dezembro, para o financiamento relativo ao 2º semestre do ano. Confira o passo a passo para solicitar o financiamento:

1º Passo: Inscrição no SisFIES
O primeiro passo para efetuar a inscrição é acessar o SisFIES e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e–mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o sistema. Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e–mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o SisFIES e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição e as informações sobre o financiamento solicitado.

2º Passo: Validação das informações

Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 (dez) dias, contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição.

3º Passo: Contratação do financiamento
Após a validação das informações, e de posse do Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), o estudante deverá comparecer ao Agente Financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subseqüente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

A contratação do financiamento deverá ocorrer em agência bancária do Agente Financeiro credenciado pelo FIES, sediada no mesmo domicílio residencial ou acadêmico do estudante. Na hipótese da inexistência de agência bancária nesses domicílios, é permitida a contratação do financiamento em agência bancária sediada em localidade de livre escolha do estudante.

O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são os atuais Agentes Financeiros do Programa.

Atenção! Os prazos para validação da documentação na CPSA e para comparecimento na instituição bancária começam a contar a partir da conclusão da inscrição no SisFIES e da validação da inscrição na CPSA, respectivamente, e não serão interrompidos nos finais de semana ou feriados.

Notícias Relacionadas