Professora do Instituto Florence tem 4 artigos publicados em Revistas Internacionais

Graduação | 05/08/2013

A Professora Doutora Anali Linhares Lima, do Instituto Florence de Ensino Superior, obteve aprovação e publicação de 4 artigos em revistas internacionais de alta conceituação, junto à CAPES, na área da Medicina Veterinária e Zootecnia.

O artigo “Intestinal histology of newborn goat kids fed lyophilized bovine colostrum” (Histologia intestinal de cabritos recém-nascidos alimentados com colostro bovino liofilizado) foi aprovado na Revista Internacional Small Ruminant Research. O periódico, segundo a CAPES, é considerado o mais importante da medicina veterinária, tendo classificação A1.

A segunda publicação intitulada “Goblet cell mucin distribution in thesmall intestine of newborn goat kids fed lyophilized bovine colostrum” (Distribuição de células caliciformes no intestino delgado de cabritos recém-nascidos alimentados com colostro bovino liofilizado), na Revista Livestock Science, tendo classificação A2, pela CAPES.

Osartigos “Enterocyte IgG uptake in thesmall intestine of goat kids during the period of passive immunity acquisition” (Absorção de IgG pelos enterócitos no intestino delgado de cabritos recém-nascidos durante o período de aquisição de imunidade passiva) e “Enteric, hepatic and musclet issue development of goat kids fed with lyophilized bovine colostrum”(Desenvolvimento do tecido muscular, entérico, hepático de cabritos alimentados com colostro bovino liofilizado)foram aprovado nas Revistas Internacionais Czech Journal of Animal Science e Journal of Animal Physiologyand Animal Nutrition. Os periódico tem classificação B1.

Os artigos publicados compõem parte do projeto de pesquisa intitulado “Colostro Bovino Liofilizado e Natural como Substitutos do Colostro Caprino para Aquisição de Proteção Passiva por Cabritos Recém-Nascidos”, estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa do Laboratório de Anatomia e Fisiologia Animal – LAFA (ESALQ/USP), financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo), com a orientação do Professor Doutor Raul Machado Neto, da USP.

Nos estudos, a professora Anali Linhares analisou a transferência de imunidade passiva em cabritos alimentados com colostro bovino e caprino, uma vez que esses animais possuem cinco camadas entre a circulação sanguínea materna e a circulação sanguínea fetal, sendo assim o cabrito recém-nascido após sair de um ambiente estéril (útero) e passa para um ambiente repleto de desafios e ocorre a necessidade da ingestão do colostro (que é rico em imunoglobulinas G) para adquirir assim imunidade (fatores de proteção).

“Os estudos tiveram como objetivo principal testar uma forma de eliminação nos rebanhos caprinos do CAEV (vírus da artrite encefalite caprina), que tem com uma forma de transmissão o leite contaminado e é capaz de disseminar o rebanho. Uma vez que os bovinos e caprinos são geneticamente semelhantes, ou seja, ambos são ruminantes, optou-se por substituir o colostro caprino pelo colostro bovino. Assim, com o estudo observamos que a utilização do colostro bovino em caprinos é uma técnica eficaz, capaz de conferir a imunidade necessária ao cabrito recém-nascido”, explica a pesquisadora.

Anali Linhares Lima é Doutora em Ciências pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo e Pós-doutora em Nutrição Animal pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), também pela USP. Na Medicina Veterinária, a pesquisadora tem ênfase nas linhas de estudos sobre produção e nutrição animal, atuando principalmente nos seguintes temas imunidade passiva, microbiologia, fisiologia, imunologia e histologia animal.