Professora Rita Ivana apresenta Tese sobre alcoolismo e universitários

Pós-Graduação | 25/08/2013

A Enfermeira e Docente Dra. Rita Ivana Barbosa Gomes, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão e Diretora Geral do Instituto Florence de Ensino Superior, realizou uma pesquisa em nível de doutorado, pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFMA, sobre “O uso de álcool entre universitários em São Luís-MA: epidemiologia e fatores associados”.

O objetivo da pesquisa foi identificar o padrão de consumo do álcool entre estudantes da Universidade Federal do Maranhão em associação com variáveis sociais, econômicas e demográficas. Participaram do estudo 842 universitários da universidade federal do maranhão, distribuídos nos cursos de graduação em Biologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Oceanografia.

A análise mostrou que o maior risco de uso problemático é para homens universitários que afirmaram não seguir religião alguma; para os que afirmaram frequentar boates e festas e que não consideravam a bebida alcoólica como uma droga. Os resultados demonstram ainda a existência de uma parcela relevante de universitários que se expõem a um consumo abusivo/nocivo de álcool, além daqueles que se encontram em risco para o desenvolvimento do alcoolismo.

A pesquisadora Rita Ivana Barbosa Gomes, doutora em saúde coletiva, destaca que “é necessário o direcionamento de uma política universitária de promoção à saúde, com características locais específicas, no sentido de prevenir agravos e controlar riscos decorrentes dos padrões de consumo de álcool.