Curso de Odontologia do Instituto Florence realiza Jornada Acadêmica

Graduação | 12/11/2013

Com o tema “Ciência, Tecnologia e Arte na Construção do Sorriso”, o Curso de Odontologia do Instituto Florence de Ensino Superior realizou sua 2ª Jornada Acadêmica – OdontoFlorence, no Auditório do Convento das Mercês. O evento teve como principal objetivo aprimorar e agregar conhecimentos entre acadêmicos e profissionais envolvidos com a área no estado do Maranhão, por meio do intercâmbio científico com palestras, cursos e a divulgação da produção científica.

“A temática propôs um debate sobre a evolução da odontologia, aprimorando o conhecimento sobre as novas abordagens às diversas especialidades disponibilizadas aos cirurgiões dentistas”, explica o professor Dr. Breno Mont’Alverne, coordenador ajunto do curso de Odontologia do Florence e organizador do evento. “Outro destaque sobre a temática foi o avanço dos materiais e tecnologia, para uma odontologia do futuro mais simplificada e prática para os profissionais e alunos”, acrescentou.

Para a acadêmica Marielle Castro, do 5º período, organizar um evento dessa significância foi uma rica experiência. “Participar da produção dessa jornada acadêmica foi muito gratificante, em especial, da comissão científica porque podemos trazer as inovações que estão sendo discutidas na Odontologia em nível nacional como técnicas, tratamentos e produtos e colocar esse conhecimento técnico-científico de uma variedade tão extensa à disposição dos alunos”.

O OdontoFlorence contou com palestras e cursos ministrados pelos professores convidados de reconhecida excelência como Adriano Sapato e Claudio Sato (da FGM / SP) e Ricardo Holanda Vasconcelos (DFL/UFPE), além de palestrantes locais como os professores Fernando Fialho, Tarcísio Leitão, Diogo Rubim, Melissa Fialho, Erick Miranda, Clarissa Lopes, Erika Pereira, Adriana Vasconcelos e Roberto Gondim. Como parte do evento, haverá ainda a exposição de Trabalhos Científicos, reunindo produções de acadêmicos e profissionais da área, com premiação aos melhores trabalhos.

“A Jornada superou as minhas expectativas: tiveram ótimas palestras, cursos muito interessantes e de alto nível de conhecimento, pude participar do evento de forma científica apresentando o meu trabalho sobre estudo da técnica Reciproc e, ainda acompanhar a produção acadêmica de outras instituições. Realmente muito bom”, comentou o acadêmico Davidson Pires.

“O curso de Odontologia do Instituto Florence, por meio da Jornada Acadêmica, buscou mostrar à comunidade odontológica do Maranhão seu comprometimento constante com o ensino, a pesquisa e a extensão e o reflexo disso na formação dos futuros profissionais da odontologia. É gratificante ver que os nossos alunos entendem a nossa filosofia e prestigiam os eventos, seja como organizadores ou como participantes. Estão todos de parabéns pela Jornada que realizaram com empenho e dedicação”, ressaltou a diretora geral, professora Dra. Rita Ivana Barbosa Gomes.

O evento contou com o Apoio Institucional da Fundação da Memória Republicana do Maranhão – antigo Convento das Mercês, da Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão – CONEX, e parceria das Empresas Nova DFL, FGM, Rominbras/VDW, Oral B, Gnatus, Dental Produtos Odontológicos, Bráulios Restaurantes, Pão e Leite.

Matéria Públicada no Portal do Jornal Pequeno, no link http://jornalpequeno.com.br/edicao/2013/11/10/curso-de-odontologia-do-instituto-florence-realiza-jornada-academica/ em 10/11/2013.