Curso de Nutrição realiza Prática de Alimentação Alternativa

Institucional | 22/09/2014

Alunos do Curso de Nutrição do Florence Técnico (Turma 04 – Unidade Cohab) realizaram práticas da Disciplina de Alimentação Alternativa, sob orientação da Professora Flávia. O desafio era produzir refeições utilizando alimentos que via de regra são desperdiçados na cozinha como a casca da melancia, do mamão e do caju.

“As práticas tinham ainda como proposta aprimorar conhecimentos e técnicas no preparo de receitas com o reaproveitamento de alimentos”, explica a professora Flávia. “É comum hoje desperdiçarmos vários alimentos em nossa casa por não sabermos como reutilizar as sobras, por isso, é fundamental saber a melhor forma de preparar “sobras” de forma nutritiva e saborosa”, acrescenta.

O reaproveitamento de alimentos na sociedade é ainda pouco utilizado. Entretanto poucos sabem que essas refeições além de mais nutritivas, são bem mais baratas que as receitas tradicionais. Um ensopado de carne com mesocarpo de melancia, rico em vitamina E e K, por exemplo custa em média 0,37 centavos por porção.

Para os alunos a experiência foi proveitosa. “Levamos algumas das refeições preparadas em sala de aula para casa e muitas pessoas não acreditavam que esses alimentos podem ser reaproveitados, em geral as pessoas tem resistência e a surpresa foi comum a todos que provaram. Isso mostra a importância do técnico em nutrição em levar conhecimentos sobre as diversas formas de aproveitar um alimento à população”, contou a aluna Maria Santos.

Contudo, a professora alerta para alguns cuidados que são essenciais para que a comida reaproveitada não prejudique a saúde. “A higiene e limpeza desses alimentos é fundamental, pois geralmente cascas e talos tem um acúmulo maior de impurezas. Nesse caso, eles devem ser muito bem lavados, se possível, com escova adequada em água corrente antes de serem preparados”, finalizou a professora Flávia.

Entre as receitas preparadas pelos alunos destaques para o suco da casca de mamão com laranja e limão, ensopado de carne com mesocarpo de melancia e farofa de cuscuz com sobras e ovo.