Florence realiza I Semana Acadêmica

Graduação | 12/11/2014

O tema “Ensino Superior e o Compromisso com a Sociedade” foi debatido na I Semana Acadêmica do Instituto Florence de Ensino Superior, por meio de palestras, mesas redondas, debates, minicursos, hands on e exposição de mostra científica com a participação de renomados pesquisadores, docente e profissionais no período de 29 de outubro a 06 de novembro.

A I Semana Acadêmica englobou também o 2º Painel Jurídico, o 5º Encontro de Iniciação Científica, a 7ª Jornada de Farmácia e a 3ª Jornada de Odontologia realizados nos Auditórios do Fórum Desembargador Sarney Costa, Hotel Abbeville, Assembleia Legislativa do Maranhão e na própria Faculdade.

Para a Diretora Geral, professora Rita Ivana Barbosa Gomes, a iniciativa de realizar a Semana Acadêmica partiu do interesse em promover discussões amplas que dialogassem com os desafios da formação acadêmica dos cursos de graduação da Faculdade. “A comunidade acadêmica interna e externa teve a oportunidade de participar de um evento de grande magnitude que, mais uma vez, contribuiu para abrilhantar a formação profissional nas suas diversas categorias. Estou feliz com o envolvimento dos alunos e professores, assim como o nível dos temas que foram debatidos, todos de extrema relevância”, comemorou a professora.

O Curso de Direito abriu as discussões com o tema “A sociedade está preparada para a absolvição pelo Tribunal do Júri? Uma análise acerca da influência da mídia nos julgamentos de crimes de grande repercussão social”. Participaram da discussão instituições do mundo jurídico como a Defensoria Pública do Estado, OAB e Jornalistas, que apresentaram aos participantes o impacto da mídia, da opinião pública nos julgamentos.

Em seguida, foi a vez do 5º Encontro de Iniciação discutir a importância da pesquisa na formação acadêmica e os benefício para a sociedade com profissional mais especializados. No Encontro, destaque para os debates interdisciplinares sobre o Dano Estético dos Atendimentos Odontológicos, Ato Médico e o Uso de Anorexígenos (remédios para emagrecimento). A Mostra Científica contou com mais de 70 trabalhos dos cursos de graduação.

A 7ª Jornada de Farmácia – FarmaFlorence – propôs a discussão sobre a valorização e o papel desse profissional para a sociedade. Entre os ilustres palestrantes, o evento recebeu o ex-presidente da ANVISA, Dr. Dirceu Raposo, para falar sobre o “Cuidado Farmacêutico: da atenção à prescrição – oportunidades, avanços e responsabilidades”. Outro destaque foi a mesa redonda sobre os desafios emergentes da política farmacêutica no Brasil. Para a aluna Mirtes Rocha, aluna do 7º período do Curso de Farmácia, o evento foi importante para atualizar os acadêmicos sobre o futuro da profissão.

Por sua vez, o 3º OdontoFlorence contou a participação de palestrantes convidados do Maranhão e de outros Estados como o Dr. Adriano Almeida (MG) e o Dr. Acir José Dirschnabel (SC) e mais de 400 participantes, consagrando a jornada como um evento de destaque no cenário maranhense. As temáticas discutiram as inovações da odontologia como o uso da toxina botulínica em pacientes com dores orofaciais, com disfunção temporomandibular e na correção do sorriso gengival.

A aluna Isaura Belladouce, do 7º período de Odontologia, parabenizou a realização do evento. “As palestras foram super interesses para a formação acadêmica, todos os palestrantes deram um show em suas apresentações e o evento estava muito bem organizado. O Florence está de parabéns”.

Trabalhos premiados na Mostra Científica

– Odontologia
1º Lugar – “ATUALIDADES SOBRE A HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA” apresentado por FERNANDA MELO DOS SANTOS, também com autoria de Tom Jones Almeida da Silva, Clebemar Santana Souza Filho, Flávia Fernanda Dominice e Karina Gama Kato Carneiro.
2º Lugar – “O PAPEL DO CIRURGIÃO-DENTISTA NA IDENTIFICAÇÃO E INTERVENÇÃO DE MAUS TRATOS EM CRIANÇAS” apresentado por JÉSSICA MENDES OLIVEIRA, também com autoria de Lunara Mayana Santos Nery, Artur José Nogueira Farias e Kátia Veloso.
3º Lugar – “ANÁLISE TEMPORAL DO REGISTRO DE FENDAS LABIAIS E PALATINAS EM NASCIDOS VIVOS DA REGIÃO NORDESTE ENTRE 2002 E 2011” apresentado por CÁSSIO MEIRELES MONTEIRO, também com autoria de Monique Barcelos Luna, Andressa Machado Pessoa, Naiano Yuri Rodrigues de Macedo, Rafael Costa da Silva e Vandilson Pinheiro Rodrigues.