Florence e DPE assinam Parceria do Projeto Cidadão Defensor

Graduação | 21/11/2014

O Instituto Florence de Ensino Superior, por meio do Curso de Direito, em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Maranhão – DPE – e a Escola Superior da DPE-MA assinaram um Termo de Convênio para a execução do Projeto “Cidadão Defensor”, na presença de autoridades jurídicas e da comunidade acadêmica, no auditório da Faculdade.

A parceria vai possibilitar atendimento jurídico a associações de bairros e comunidades carentes, pelos alunos do Curso de Direito do Florence sob a orientação dos docentes do Curso e acompanhamento dos Defensores Públicos do Estado. O Projeto Cidadão Defensor será executado por meio de ações no formato de mutirão, com quatro ações previstas ao longo do ano. A ação inaugural será realizada em dezembro deste ano.

“Para os alunos o projeto é integrado ao currículo como parte da formação profissional. A ação amplia os espaços de atuação e fortalece o processo de formação do aluno, aperfeiçoando conhecimentos de forma diferenciada”, explicou a Coordenadora do Curso de Direito, professora Ana Maria Marques.

Além de facilitar o acesso à justiça, o projeto prevê o acompanhamento constante dos processos desde a triagem, encaminhamentos até a finalização da ação judicial, se houver necessidade, com o suporte da DPE-MA. “Através desse Projeto Cidadão Defensor e de outras ações já realizadas, o Florence tem forjado um perfil profissional em seus alunos voltado ao social, que beneficia amplamente a sociedade. Essa parceria tem tudo para dar certo”, comentou o Defensor Público e Diretor da Escola Superior da DPE, Dr. Marcos Vinicius Fróes.

Participaram da Solenidade a Defensora Geral do Estado, Dra. Mariana Albano de Almeida; o Diretor da Escola Superior da DPE , Dr. Marcos Vinicius Fróes; a Defensora Pública do Núcleo de Direitos Humanos e Vice-presidente  da Associação dos Defensores Públicos do Estado, Dra. Clarice Binda; a Presidente do IBDFAM – Maranhão, Dra. Bruna Barbieri; o Representante da OAB-MA, Dr. Eduardo Correa, além de professores do Curso de Direito e acadêmicos.