Florence realiza solenidade de Formatura

Graduação | 16/01/2015

Colaram grau 28 concludentes do Curso de Farmácia e três, em caráter especial, do Curso de Enfermagem; o evento aconteceu no auditório da Associação Comercial, na última quinta-feira (15)

O Instituto Florence de Ensino Superior realizou, na noite da última quinta-feira (15), no auditório da Associação Comercial do Maranhão, a solenidade de Colação de Grau de 28 formandos do Curso de Farmácia e de três (em caráter especial) do Curso de Enfermagem, do segundo semestre letivo do ano acadêmico 2014.

A solenidade, presidida pela professora mestra Ildoana Paz Oliveira, foi marcada por homenagens a docentes e discentes e também à Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, por sua relevante contribuição como campo de estágio aos alunos dos cursos de Farmácia e Enfermagem da instituição.

“É uma grande satisfação entregar à sociedade esses novos profissionais das áreas de Farmácia e Enfermagem, os quais venceram a batalha para a conquista de um curso superior, com esforço, persistência e dedicação. Nós sempre primamos pela formação acadêmica, isto desde quando a história do Instituto Florence começou, com os primeiros cursos técnicos. Hoje, observamos que a maioria dos acadêmicos que estão colando grau é egressa dos cursos técnicos. Alguns também já estão fazendo pós-graduação. Uma prova de que eles dão continuidade a um ciclo que nunca se fecha, uma vez que a busca do conhecimento é uma constante”, destacou Ildoana Paz Oliveira.

Certos do dever cumprido e cheios de planos para o futuro, os formandos não escondiam a emoção de receber o canudo, depois de uma trajetória marcada por anos de estudo. “Para mim, isto significa uma superação de obstáculo, mas hoje, tenho orgulho de mim mesma”, disse Joelma Ferreira dos Anjos, concludente de Farmácia.

Para o professor Luciano Mamede, paraninfo da turma, os formandos concluem a graduação com o aprimoramento essencial e necessário para que possam galgar o mercado de trabalho, estando preparados não somente para atuar na área comercial, mas também na hospitalar, de análises clínicas, em farmácias de manipulação de medicamentos e cosméticos, entre outras.

“Sem dúvida, essa turma que cola grau é uma das melhores da história do Curso de Farmácia do Instituto Florence de Ensino Superior”, considerou Luciano Mamede, que proferiu discurso homenageando cada um dos formandos e relembrando passagens importantes em sala de aula.

O professor Luís Fernando Ramos Ferreira, coordenador do Curso de Farmácia, também destacou a trajetória dos formandos e desejou sorte para as próximas etapas, destacamento o aprimoramento profissional. “Terminamos uma etapa, mas é preciso continuar. No entanto, até aqui, podemos comemorar o dever cumprido. Parabéns a todos os formandos do Instituto Florence de Ensino Superior”, disse.

A coordenadora do Curso de Enfermagem, Ana Larissa Nogueira Araújo, também parabenizou os formandos e desejou sorte no mercado de trabalho. “É importante dizer que a batalha não termina aqui, mas é preciso subir mais degraus para um aprimoramento profissional contínuo.”, frisou.

Durante a solenidade, foram homenageados a professora mestra Elizângela Araújo Pestana Motta (desempenho docente no Curso de Farmácia), Luciano Mamede (incentivo à produção científica), Alexsandra Gomes Barros (desempenho na Coordenação de Apoio Pedagógico) e os alunos Ivonete Eufrázia da Silva (maior freqüência à Biblioteca Professora Wanda de Aguiar Horta) e Laís Carvalho Rêgo (maior coeficiente acadêmico do Curso de Farmácia, que ganhou bolsa para um dos cursos de pós-graduação do Florence). Representando a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, recebeu placa em homenagem Nila da Conceição Cardoso, assessora do Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde.

A solenidade contou ainda com a presença de Maria de Lourdes Peixoto Moreira, membro do Conselho Fiscal do Sindicato dos Farmacêuticos (representando o presidente do Sindicato, Carlos Augusto Barbosa Toledo), Marcos Aurélio Viana Lima, conselheiro do Conselho Regional de Farmácia (representando a presidente Maria José Luma), Kheila Passos, delegada do Conselho Regional de Enfermagem (representando o presidente do Conselho, Carlos Eduardo de Castro Passos), entre outros.