Alunos realizam ação pelo Dia Nacional da Mamografia

Institucional | 07/02/2015

No dia 05 de fevereiro comemora-se o Dia Nacional da Mamografia e os alunos do Curso Técnico em Radiologia (turma RN 03 – Cohab) do Instituto Florence marcaram a data com ação na Rodoviária de São luís para desmistificar preconceitos sobre o Exame e incentivar o diagnóstico precoce de doenças na mama.

Além disso, os alunos aplicação questionário para uma pesquisa sobre a realização da mamografia por profissionais do sexo masculino, situação esta que incomoda muitas pacientes. “A ideia da pesquisa é entender porque tantas pacientes não se sentem à vontade com o profissional e a partir daí buscar estratégias para que esse exame seja feito da forma mais cômoda”, explica o professor Sidney Souza Jr, que orientou a ação, com o apoio das Coordenadoras Pedagógicas, Solange Abraão e Julia Pinheiro.

Para a aluna Raimunda Torres a ação foi muito produtiva principalmente por esclarecer qual é o papel do profissional de radiologia.

A mamografia é a melhor técnica para diagnosticar câncer de mama em mulheres acima de 35 anos. Trata-se de uma radiografia cuja imagem obtida ajuda a detectar alterações na mama. A maioria dos médicos solicita a mamografia para poder detectar algum problema na mama quando ainda há possibilidade de cura. Contudo, a mamografia só é recomendada para mulheres jovens, abaixo de 35 anos, nos casos em que apresentem sintomas ou história familiar de câncer de mama.