Curso de Enfermagem promove II Jornada Acadêmico-Científica

O Curso de Enfermagem do Instituto Florence de Ensino de Ensino Superior realizou a II Jornada...
Notícias Gerais | 12/05/2015

1O Curso de Enfermagem do Instituto Florence de Ensino de Ensino Superior realizou a II Jornada Acadêmico-Científica de Enfermagem, com o tema “A Enfermagem em Defesa do SUS: construindo a 15ª Conferência Nacional de Saúde”, nos dias 07, 08 e 09 de maio, na sede do Florence. Nesta edição, a programação foi realizada de forma dinâmica com programação cultural, minicursos e palestras em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Maranhão.

A programação cultural contou com a participação dos acadêmicos do 5º período, que através de peças e paródias discutiram o cenário da saúde no Estado do Maranhão. Os acadêmicos alertaram para as condições de trabalho dos enfermeiros, estrutura dos hospitais e o fortalecimento do SUS, destacando a importância da Enfermagem para construção de novas perspectivas para o sistema. Além disso, a programação contou ainda com cursos de atualização sobre temas como imunização, coleta de preventivo, interpretação de exames, realização de eletrocardiograma.

A programação da Semana de Enfermagem ainda terá continuidade nos dias 14 e 15 de maio, na Assembleia Legislativa do Maranhão, com a rodada de palestras em parceria com Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Maranhão. Dentre os temas a serem debatidos, destaque para a Conferência Magna, com o tema “Formação em Enfermagem para o SUS: uma perspectiva crítica e reflexiva”, com o Professor Mestre Carlos Leonardo Cunha, da UFRJ, e ainda para a Mesa Redonda “A Enfermagem e as Políticas de Saúde no Estado do Maranhão”, com a participação dos representantes das entidades da Enfermagem maranhense.

Confira mais na Programação!

Dia: 14 e 15/05
Palestras em Parceria com Associação Brasileira de Enfermagem

Local: Assembleia Legislativa do Maranhão

8h – 9h: Credenciamento e Entrega de Materiais

9h: Cerimônia de abertura
9h30-10h30: Conferência Magna
Formação em Enfermagem para o SUS: uma perspectiva crítica e reflexiva
Conferencista: Profº Me. Carlos Leonardo Cunha (UFRJ)
10h30-12h: Mesa Redonda
A Enfermagem e as Políticas de Saúde no Estado do Maranhão
Coordenador: Prof. Me. Carlos Leonardo Cunha (UFRJ)
Palestrantes: Enfº Me. Carlos Eduardo Passos (Presidente do COREn – MA), Dulce Mary (Presidente do SINPEES), Enfª Ana Léa (Presidente do SEEMA) e Enfº Aristeu Marques Almeida – Sec. Saúde Primeira Cruz/Coordenador da CIR de Rosário, Prof. Dr. Marcos Antonio Barbosa Pacheco e Enfª Deputada Estadual Valéria Macedo.
14h-15h: Conferência Formação Cidadão: uma dimensão relacional entre a competência técnica e a ética.
Conferencista: Profª Drª Nair Portela Silva Coutinho (UFMA)
15h -15h30:  Roda de Conversa
Retomando as discussões do Fórum de Valorização da Enfermagem Maranhense.
Coordenador: Profº MsC Luis Fernando Bogéa Pereira (Presidente ABEn – MA)
Palestrantes: Enf. Carlos Eduardo Passos (Presidente do COREn – MA), Dulce Mary (Presidente do SINPEES), Enfª Ana Léa (Presidente do SEEMA), Enfª Deputada Estadual Valéria Macedo e Enfª. Esp. Alayna de Araújo Rocha – SAMU/São Luis
15h30-18h: Apresentação de Trabalhos
Comunicação Oral: 15:30h às 16:50h / Sessão Pôster: 16:50h às 18:00h
DIA 15/05
8h30-9h30: Conferência Segurança do Paciente: uma perspectiva do direito e da cidadania do usuário e do profissional.
Conferencista: Profª Drª. Sirliane de Sousa Paiva
9h40 – 12h:  Apresentação de Trabalhos

Comunicação Oral: 09:40h às 10:40h / Sessão Pôster: 10:50h às 12:00h
14h30 – Conferência de Encerramento

O Papel Político da Enfermagem enquanto Agente Transformador da Realidade Social e da Saúde do Estado do Maranhão.
Conferencista: Profª Drª Rosilda Silva Dias (UFMA)
16h – Cerimônia de Encerramento