Ação Global 2015 supera número de atendimentos

SÃO LUÍS – Realizado na Cidade Universitária-Campus Bacanga (UFMA), a 22ª edição do Ação...
Sem categoria | 02/06/2015

ação global siteSÃO LUÍS – Realizado na Cidade Universitária-Campus Bacanga (UFMA), a 22ª edição do Ação Global atendeu 58.125 mil pessoas, no horário das 8h às 17h, neste sábado (30). O maior mutirão solidário de serviços aconteceu simultaneamente em 26 estados e no Distrito Federal e é uma realização do Serviço Social da Indústria (SESI-MA) – uma das entidades do Sistema FIEMA – e Rede Globo/TV Mirante.

“Mais um ano que a FIEMA/SESI realiza juntamente com a Mirante, essa ação, tão aguardada pelos maranhenses que reforça o compromisso da indústria com a sociedade e o desenvolvimento do Estado”, declarou o vice-presidente da FIEMA, Francisco Sales de Alencar, representando o presidente da Federação e diretor regional do SESI, Edilson Baldez.

Com o tema “Qualidade de Vida”, o Ação Global incentivou a prática de hábitos saudáveis que vão da alimentação adequada à prática diária de atividades físicas, sem deixar de lado o fortalecimento da cidadania através dos tradicionais serviços de emissão de documentos e orientação jurídica. Foram realizados 174.375 atendimentos, sendo 90.429 mil na área de saúde, o que corresponde a 51,8% do total. O número superou o do ano passado, que foi 139.052 atendimentos.

A superintendente regional do SESI, Roseli Ramos, destacou o sucesso de mais uma edição do maior mutirão de cidadania do Brasil. “Superamos as expectativas tanto de público quanto de voluntários e atendimentos. Buscamos atender a todos que vieram com a oferta de múltiplos serviços. E hoje encerramos a comemoração do mês da indústria com alegria, por contar com a participação de pessoas que acreditam ser possível fazer a diferença nesse mutirão, com voluntariado, ética e transformação social”, declarou.

Durante todo o sábado foram realizados atendimentos na área da saúde com consultas com clínico geral, oftalmologia, ginecologia, cardiologia, pediatria, nefrologia, geriatria, fitoterapia e outros. Houve a realização de triagem com atendimentos de aferição de pressão arterial, antropometria e glicemia.

Neste ano, o Ação Global contou com novas parcerias e ofereceu, pela primeira vez, os serviços de prótese mamária, prevenção de glaucoma, acupuntura e florais de Bach. Na área de saúde também foram realizados serviços como a orientação para a prevenção de doenças como diabetes, tireoide, câncer de mama e de intestino, doenças renais e pressão alta; orientação odontológica e medição de circunferência abdominal, peso e altura. A manicure Cláudia de Oliveira, 37 anos, foi uma das pessoas que realizou avaliação física através da medição do índice de massa corporal (IMC), método mais prático para avaliar o grau de risco associado à obesidade. “Não fazia ideia de como calcular o IMC. Hoje pude verificar que estou bem acima do peso, pois meu IMC deu 28. Irei meu cuidar”, revelou.

Houve o incentivo a prática de atividades físicas, alongamento, ginástica laboral, aulas de dança e clínicas esportivas de diversas modalidades, como o vôlei, por equipes do SESI, instituições de ensino, Secretaria do Esporte municipal e estadual. O projeto Sesi Cozinha Brasil ofertou a comunidade oficinas e ensinou receitas nutritivas a baixo custo. Na parte da educação teve espaço para leitura, oferta de cursos à distância e outros.

A comunidade contou ainda com serviço de emissão de carteira de identidade, certidão de nascimento, CPF, cartão do SUS, carteira de trabalho e ainda os casais que desejam oficializar a união puderam fazer a inscrição no projeto “Casamento Comunitário”, cuja celebração será no mês de setembro. Foram entregues títulos de propriedades para moradores dos bairros Coroadinho, Vila Mauro Fecury 1 e 2, pela Secretaria de Urbanismo da Prefeitura. E ainda realizados atendimentos na área da beleza, com corte de cabelo, maquiagem, limpeza de pele e outros.

O Ação Global tem por objetivo a inclusão social e o fortalecimento da cidadania por meio da oferta de serviços e informações e em São Luís contou com a solidariedade de 3.500 voluntários e de 160 parceiros, que se mobilizaram para contribuir com o desenvolvimento pessoal e transformar a realidade de milhares de pessoas.

Fonte: Coordenação de Comunicação e Eventos – FIEMA