Florence tem novo Mestre: Prof. Luiz Fernando Ramos

O Professor e Coordenador do Curso de Farmácia do Instituto Florence de Ensino Superior, Luiz...
Notícias Gerais | 10/08/2015

Luiz site 2O Professor e Coordenador do Curso de Farmácia do Instituto Florence de Ensino Superior, Luiz Fernando Ramos, defendeu recentemente sua dissertação pelo Programa de Mestrado “Gestão de Programas e Serviços de Saúde” pela Universidade Ceuma.

O mestrado, que tem por foco, a gestão de políticas de saúde pública e privada, visa formar pessoas com aptidão para gerenciamento do serviço de saúde.

A dissertação, aprovada no mestrado, trata de avaliar o impacto causado pela Lei Municipal nº 4975/2008, na rede de laboratórios públicos da SEMUS e aos usuários deste serviço. O método de estudo utilizado foi uma abordagem quantitativa de natureza descritiva analítica do tipo transversal, para a avaliação do impacto da legislação em questão.

As análises foram extraídas do banco de dados do Sistema de Informações Laboratoriais (SISLAB) da SEMUS fornecido através do LACEM-SL, e que teve como indicadores: o quantitativo de exames realizados, o quantitativo de pessoas que procuraram a rede de laboratórios e os valores recebidos pelo SUS e pagos a fornecedores de laboratórios neste período delimitado de 2005 a 2010, excetuando o ano de 2008, pois foi o ano de implantação da Lei em estudo.

O Prof. Luiz Fernando Ramos afirma que sua experiência profissional como farmacêutico exercida no serviço público, somado aos conhecimentos adquiridos no mestrado no âmbito da gestão farmacêutica, traz para o Florence o ensino suficiente para a boa formação em sala de aula no que diz respeito às práticas dos serviços de saúde.