Curso de Farmácia debate a atuação farmacêutica no 8º FarmaFlorence

Sem categoria | 10/11/2015
banner_site

Em novembro, o Curso de Farmácia do Instituto Florence de Ensino Superior realizou a sua tradicional jornada acadêmico-científica – FarmaFlorence, em parceria com o Centro Acadêmico Garibaldi de Carvalho Filho, no Hotel Luzeiros. Em sua 8ª edição, o evento discutiu a temática “Farmacêutico: o profissional do medicamento às práticas integrativas”.

O objetivo foi apresentar o cenário profissional farmacêutico na cidade de São Luís, com abrangência de conhecimentos a nível nacional, enfatizando a amplitude da atuação profissional, a inserção no mercado de trabalho com um olhar multidisciplinar, em contato com os demais profissionais da área de saúde, e discutir sobre as possibilidades profissionais pouco exploradas como a fitoterapia e a área da estética.

O Coordenador do Curso de Farmácia do Florence e organizador do evento, professor Luiz Fernando Ramos, ressaltou em sua fala de abertura o crescimento da profissão nos últimos anos e diversidade de atuação que a área permite aos profissionais farmacêuticos. “Somos profissionais multifacetados e temos um conhecimento amplo que vai desde o atendimento nas farmácias, passando pelas práticas clínicas, até o desenvolvimento de novos medicamentos. É preciso ter ciência de que nosso saber deve ser direcionado à sociedade, a uma saúde pública efetiva”, alertou. “Agradeço aos palestrantes e participantes que se dispuseram a refletir sobre esses aspectos da profissão e aos apoiadores que deram suporte ao evento”, frisou.

O FarmaFlorence contou com diversas palestras, mesas redondas e roda de diálogo com profissionais destacando a importância desse profissional para a sociedade e a situação atual da legislação vigente no Brasil com as novas aprovações que aconteceram no Congresso Nacional e no Conselho Federal de Farmácia nos anos de 2014 e 2015, como por exemplo, o projeto de lei que visa transformar farmácias em estabelecimento de saúde.

A palestrante Dra. Nássara Mesquita destacou a importância do evento, dos temas debatidos e da participação ativa do público. “É muito bom você falar para uma plateia super interessada no que você tem a repassar de conteúdo, são acadêmicos ativos buscando conhecimento e a interação com os profissionais”, destacou. “A Instituição está de parabéns pelos debates que promoveu e pela excelente organização do FarmaFlorence”, finalizou.

As pesquisas acadêmico-científicas também foram destaques no evento. Nessa edição, os melhores trabalhos nas modalidades de apresentação oral e pôster foram premiados com certificados e bolsas de incentivo à pesquisa, além da publicação nos anais do evento e na revista científica da faculdade. O aluno Fernando Castelo Branco, do 10º período, foi um dos premiados pela pesquisa “Importância dos parâmetros seminais nos resultados de inseminação intrauterina: um estudo de caso”. “Estou muito feliz pela premiação, pois concorri com outros trabalhos igualmente bons. Agradeço pelo suporte à pesquisa que o Florence sempre deu aos alunos, ao meu orientador, prof. Fabrício Drummond, e parabenizo a faculdade pelo evento muito bem realizado”, disse o aluno Fernando.

Na oportunidade, a Diretoria do Florence anunciou a construção da Farmácia Universitária, do Laboratório-Escola e do Herbário como projetos que serão entregues em 2016. Com mais essas áreas de prática, o Florence assume o compromisso de ofertar uma formação acadêmica integrada e de qualidade aos farmacêuticos do Maranhão.

A Jornada FarmaFlorence teve o apoio do Conselho Federal e Regional de Farmácia, da Federação Nacional dos Farmacêuticos, Sindicato dos Farmacêuticos, Drogarias Big Bem, Special Pharma, Sandoz, Novartis, Medley, Prof. Lab, Formaulare e Sanofi.

Trabalhos Premiados
Apresentação Oral
– 1º Lugar: Serviços Farmacêuticos a Comunidade: fonte de educação prática em atenção à saúde para discentes de farmácia
Autoria: Felipe Silva Oliveira