NAJUP/GERÔ promove Seminário Direito e Negritude e Direito e Sétima Arte

O Núcleo de Assessoria Popular – NAJUP/Gerô, projeto de extensão do Curso de Direito do...
Notícias Gerais | 11/11/2015

Negritude-VF siteO Núcleo de Assessoria Popular – NAJUP/Gerô, projeto de extensão do Curso de Direito do Instituto Florence promove o I Seminário Direito e Negritude, nos dias 13 e 14 de novembro, nas dependências da faculdade. O Seminário tem a organização dos Professores Nonnato Masson e Claudia Maria Santos de Jesus, coordenadores do projeto de extensão.

AS INSCRIÇÕES PARA O EVENTO JÁ FORAM ENCERRADAS. A atividade tem certificação para atividades complementares.

13.11.2015

MANHÃ:
8h às 10h
– “DIREITO DE PROPRIEDADE DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS: ANÁLISE DE TERRITORIALIDADES ESPECÍFICAS”
DANILO SEREJO (bacharel em Direito pela UFG, Mestre em Cartografia Social, UEMA, quilombola de Canelatuia/Alcântara)
– “LUTA PELA GARANTIA DE DIREITOS QUILOMBOLAS E POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA”
INÊS PINHEIRO (bacharela em Direito UFG, setor de Direitos Humanos do MST, quilombola do Itamatautia/Alcântara)
10h – 12h
“LIBERDADE RELIGIOSA E DIREITO AO CULTO DE MATRIZ AFRICANA: INTOLERANCIA E DISCRIMINAÇÃO RACIAL”
JORGE SEREJO (advogado, bacharel e mestrando em Direito/UFMA, membro do Núcleo de Pesquisa Direito e Diversidade/NUPEDD, assessor na Secretaria Estadual de Direitos Humanos)
“PROTEÇÃO JURÍDICA AOS ESPAÇOS SAGRADOS DAS COMUNIDADES RELIGIOSAS DE MATRIZ AFRICANA COMO GARANTIA DE SUA REPRODUÇÃO”
JENNIFER ALMEIDA (advogada, bacharela em Direito UFMA, membro do Núcleo de Pesquisa Direito e Diversidade/NUPEDD e do escritório Onidayô Advocacia)
NOITE
“SELETIVIDADE PENAL RACIAL”
NONNATO MASSON (professor de Direito Processual Penal no Instituto Florence, coordenador do Núcleo de Assessoria Jurídica Popular – NAJUP/Gerô, advogado, bacharel e mestrando em Direito/UFMA, membro do Núcleo de Pesquisa Direito e Diversidade/NUPEDD, e do escritório Onidayô Advocacia, quilombola do Santa Cruz/São Luís)
“CRIMINALIZAÇÃO E EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE NEGRA”
DAYANA COELHO (advogada, bacharela em Direito UFMA, membro do escritório Onidayô Advocacia e da Sociedade Maranhense de Defesa dos Direitos Humanos/SMDDH)
14.11.2015
MANHÃ – 9h
DIREITO E SÉTIMA ARTE
Debate sobre o filme MALCOLM X
CARLOS ANTONIO (advogado militante, atuou como assistente do Ministério Público como advogado da família de Gerô).