FLORENCE PROMOVE ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Nos dias 24 e 25 de novembro, a Coordenação de Pesquisa e Extensão (CONEX) do Instituto Florence...
Notícias Gerais | 14/11/2015

iniciacao_cientificaNos dias 24 e 25 de novembro, a Coordenação de Pesquisa e Extensão (CONEX) do Instituto Florence de Ensino Superior promove o VI Encontro de Iniciação Científica e II Simpósio de Direito e Saúde.

O evento visa incentivar os discentes e docentes para a produção de pesquisas e trabalhos científicos, bem como incentivar as discussões acadêmicas no âmbito da temática abordada nessa edição “Direito, Saúde e Pesquisa Científica”.

Em sua programação, o evento congrega conferências e exposição de trabalhos científicos, com certificação de 16h de carga horária. As inscrições de participação e de submissão de trabalhos científicos estarão abertas no período de 16 a 23 de novembro, na Secretaria Acadêmica (SECAD), mediante a doação de 01 kg de alimento não perecível, com preenchimento da ficha de inscrição.

Normas de Submissão de Trabalhos
24 DE NOVEMBRO (TERÇA-FEIRA)
Local: Auditório do Fórum Desembargador José Sarney Costa

18h – Credenciamento dos participantes
19h – Abertura Solene do “VI Encontro de Iniciação Científica e II Simpósio de Direito e Saúde”
19h30 – Conferência Magna de Abertura “Aspectos Legais e Terapêuticos do Uso do Canabidiol”
Palestrante: Dr. Ruy Palhano
Professores Debatedores: Profa. Me. Elizangela Araujo Pestana Motta, Prof. Me. Miguel Ribeiro Pereira e acadêmica Mirtes Castelo Branco (Discente do Curso de Farmácia)
Aula Inaugural da Liga Acadêmica de Hematologia do Curso de Farmácia
Tema: Os Segredos do Hemograma
Palestrante: Dr. Raimundo Antônio Gomes Oliveira
21h – Lançamento dos Livros
“Consumo de Drogas e outros Comportamentos Relacionados: 240 perguntas e respostas” de autoria do Dr. Ruy Palhano e sessão de autógrafos.
“Hemograma: como fazer e interpretar” e “Mielograma e Imunofenotipagem  por citometria de fluxo” de autoria do Prof. Dr. Raimundo Antônio Gomes Oliveira e sessão de autógrafos.

25 DE NOVEMBRO DE 2015 (QUARTA-FEIRA)
Local: Instituto Florence de Ensino Superior

8h – Recepção dos participantes
8h30 às 11h30 – Mesa de Diálogo 01: “Saúde Mental e a Rede de Atendimento Psicossocial”
Debatedores: Profa. Me. Ethelanny Pantaleão Leite, Profa. Me. Monique Maria Melo Mouchrek, Prof. Esp. Thales Diego de Andrade Coelho e acadêmico Messias Lemos (Discente do Curso de Enfermagem)
8h30 às 11h30 – Mesa de Diálogo 02: “Exercício Ilegal da Profissão”
Debatedor: Representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Maranhão – Conselheira Federal Valéria Lauande Carvalho Costa, Representante Conselho Regional de Odontologia do Estado do Maranhão (CRO) – Presidente José Marcos de Matos Pinheiro , Representante do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão (CRF) – Presidente Maria José Luna dos Santos Silva , Representante do Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Maranhão (COREN) e a acadêmica Márcia Passos (Discente do Curso de Odontologia).
14h às 17h – Exposição de trabalhos científicos (banner / pôster) da produção acadêmica dos discentes/docentes e exposição de atividades dos cursos de Direito, Farmácia, Enfermagem, Odontologia e Pós Graduação Lato Sensu (Especializações)
* Curso de Enfermagem: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientação à pacientes hipertensos e diabéticos com os alunos do 10º período e exposição da metodologia de trabalho do Projeto de Extensão Anjos da Enfermagem.
* Curso de Direito: orientação jurídica, atendimento do PROCON/MA, bem como exposição das atividades do Projeto de Extensão “Cidadão-Defensor”.
* Curso de Farmácia: exposição das atividades da Liga Acadêmica de Hematologia (com uso do microscópio) e exposição da metodologia de trabalho do Projeto de Extensão “Farmacêuticos do Bem”.
* Curso de Odontologia: exposição de atividades nas mesas clínicas (03 especialidades).
* Pós-Graduação: exposição dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos e que já foram realizados na Especialização em UTI e Centro Cirúrgico e Saúde da Família.
18h – Recepção dos participantes
Local: Auditório do Fórum Desembargador José Sarney Costa

19h – Conferência Magna de Encerramento “Judicialização da Saúde e a (Ina)Efetividade dos Direitos Fundamentais Sociais”
Palestrante: Dra. Edith Maria Barbosa Ramos
Debatedora: Profa. Me. Pilar Bacellar Palhano Neves, Prof. Me. Carlos Henrique Falcão de Lima, Profa. Me. Lidia Cunha Schramm e o acadêmico Franciscleyton Santos (Discente do Curso de Direito)
21h – Sessão de Encerramento do “VI Encontro de Iniciação Científica e II Simpósio de Direito e Saúde”.
21h15 – Lançamento do Livro “Universalidade do Direito à Saúde” de autoria da Dra. Edith Maria Barbosa Ramos e sessão de autógrafos.

REALIZAÇÃO
COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO (CONEX)
Profa. Me. Bruna Feitosa Serra de Araújo
COMISSÃO DE EXECUÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO