Florence realiza o VI Encontro de Iniciação de Científica e II Simpósio de Direito e Saúde

Para finalizar o semestre acadêmico, o Instituto Florence de Ensino Superior, por meio da...
Notícias Gerais | 01/12/2015

IMG_20151124_194246635Para finalizar o semestre acadêmico, o Instituto Florence de Ensino Superior, por meio da Coordenação de Pesquisa e Extensão (CONEX), realizou o VI Encontro de Iniciação Científica e II Simpósio de Direito e Saúde em novembro. O evento congregou toda a produção científica da faculdade, bem como ampliou as discussões acadêmicas no âmbito da temática “Direito, Saúde e Pesquisa Científica”, abordada nessa edição.

A programação incluiu mesas de diálogo, conferências, aula inaugural da Liga Acadêmica de Hematologia e programação cultural. No total, foram arrecadados 650kg de alimentos, que serão doados para instituições carentes e projetos sociais de São Luís, objetivando a responsabilidade social da instituição.

O Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Dr. Bira do Pindaré, que também prestigiou o Encontro de Iniciação Científica do Florence ressaltou em sua fala o compromisso em incentivar ações que popularizem as produções acadêmicas e científicas dos maranhenses, através de editais da Fapema. “Sabemos que as ações como essas são fundamentais para a troca de experiências e a valorização dos trabalhos destes pesquisadores e o Instituto Florence está de parabéns por proporcionar com qualidade o tripé do ensino superior: o ensino, a pesquisa e a extensão aos acadêmicos”, parabenizou o secretário.

O Encontro Científico reuniu 59 trabalhos científicos na categoria pôster sobre as temáticas de Direito e Saúde, produção acadêmica dos cursos de graduação e pós-graduação para a sociedade. Os trabalhos premiados foram: “A ilegalidade da exigência do cheque caução no atendimento hospitalar”, com o primeiro lugar, de autoria de Bruna Bezerra, Isabela Amorim, Patrick Brito, Carla Lisboa, Rita Correa, Adam Oliveira e Renata Mesquita; em 2º lugar, “A legislação farmacêutica e sua aplicação às farmácias de manipulação do município de São Luís-MA”, de autoria de José Sousa e orientação do professor Luciano Mamede; e em 3º Lugar
“Projeto de gestão de resultados na unidade de pronto atendimento (UPA) do Araçagy, produzido por Huly Moura, Geane Matos e Mara Azevedo”.

“A 6ª edição do Encontro de Iniciação Científica foi um marco da produção científica do Instituto Florence. Contamos com a adesão de 650 alunos da graduação e da pós-graduação, foram dois dias de muito conhecimento e de experiências enriquecedoras. Os projetos de pesquisa da faculdade apresentaram seus resultados conquistados e, hoje, afirmamos que a Instituição tem uma produção científica consolidada, assim como os projetos de extensão dos Anjos da Enfermagem, Farmacêuticos do Bem, NAJUP/Gerô, entre outros”, destacou a professora Bruna Feitosa, Coordenadora de Pesquisa e Extensão do Instituto Florence.

Na oportunidade, a Diretoria do Florence apresentou projetos e ações que serão desenvolvidos em 2016, como a inclusão da disciplina de inglês na grade curricular dos cursos de graduação e parceria com instituições de ensino dos Estados Unidos e Canadá para a realização de intercâmbios. “Essas ações visam fortalecer e aprimorar a formação dos nossos alunos e, principalmente, possibilitar troca de experiências com centros de pesquisa mais avançados”, ressaltou a Direção Acadêmica, professora Ildoana Paz.