Jornada de Enfermagem é destaque no Instituto Florence

Como é tradição do mês de maio, a 3ª Jornada Acadêmico-científica do Curso de Enfermagem foi...
Notícias Gerais | 25/05/2016

IMG_9438Como é tradição do mês de maio, a 3ª Jornada Acadêmico-científica do Curso de Enfermagem foi destaque no Instituto Florence de Ensino Superior, com a temática sobre a “Construção Histórica e Política da Enfermagem”, com a ampla participação dos acadêmicos e de renomados profissionais da área.

A Jornada de Enfermagem foi realizada ainda em parceria com a Associação Brasileira da Enfermagem e as demais escolas do país, visando analisar a articulação dos movimentos próprios da profissão e da sociedade.

O objetivo maior foi desta edição foi destacar a valorização da escolha da enfermagem como uma profissão, incluindo o debate sobre a concepção ética da importância da vida e do seu cuidado, o desenvolvimento das tecnologias e a evolução da prática clínica.

Nessa edição, a programação da Jornada teve início uma semana antes com uma ação de doação de sangue ao Hemomar, com a participação de mais de 50 alunos. A programação seguiu com palestras e muito debate, além dos minicursos.

A Jornada de Enfermagem contou com o apoio da Sra. Mara Roberta Lima Matos, do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Rosário, Bacabeira e Juscelino (SISMURB), e dos Deputados Estaduais Eduardo Braid e Valéria Macedo e do Vereador Roberto Jr.

Palestras

A conferência de abertura, com o Prof. Me. Carlos Eduardo Cunha, trouxe os aspectos políticos e sociais da profissão ao longo de quase 100 anos, como também os aspectos da luta da categoria pela maior valorização profissional.

Em relação às temáticas, a experiente Profa. Dra. Maria de Fátima Lires Paiva, na mesa-redonda sobre a evolução da prática clínica da Enfermagem, afirmou que a apesar de toda evolução da profissão, a Enfermagem não deve se esquecer dos seus preceitos básicos de saber cuidar do paciente e, inclusive se saber escutar e observar o entorno, pois fatores pessoais, econômicos e sociais também influenciam as questões de saúde seja no âmbito hospitalar, em domicílio, comunitário ou coletivo.

A palestrante, Enfermeira Rebeca Guterrez, destacou na mesa-redonda sobre o desenvolvimento de tecnologias para a Enfermagem que “A tecnologia tem que ser somada aos talentos do profissional da enfermagem, para uma assistência de qualidade ao paciente. O enfermeiro deve ser consciente do seu fazer profissional: tem que saber o que faz, como faz e para que faz, tem que estar atento e se qualificar constantemente”.

Para a Coordenadora do Curso de Enfermagem do Florence, profa. Me. Ana Larissa Nogueira, essa Jornada teve muitos destaques. “Em primeiro lugar, agradeço o empenho de toda a comissão organizadora com alunos e professores para termos um evento de qualidade e que superou as expectativas. Agradeço ainda a disponibilidade de todos os palestrantes em somar com a nossa comunidade acadêmica e parabenizo todos pela excelente nível dos debates e pelas intervenções bem reflexivas dos nossos alunos. Isso demonstra a maturidade dos acadêmicos que estamos formandos e a preocupação em fazer uma Enfermagem cada vez melhor”, pontuou.

Iniciação Científica

Na Mostra Científica, a qualidade dos trabalhos foi um grande destaque e os trabalhos premiados foram os seguintes:

– 1º Lugar

Iniciação do Enfermeiro no Mercado de Trabalho: expectativa e realidade Autoria: Enf. Thalisson Moraes Correa

– 2º Lugar

Instrumentos para Avaliação de Pacientes Admitidos em UTI
Autoria: Messias Lemos/ Ariele Moreira /Bruna Braid
Orientação: Profa. Me. Stelma Pontes

– 3º Lugar
Conhecimento de Acadêmicos de Enfermagem sobre os fatores de Intervenção do Aleitamento Materno exclusivo
Autoria: Thiago Henrique Rodrigues / Maria Lauisa Veras Ferreira
Orientação: Profa. Alcyone Paredes