Florence participa de homenagem ao Dia Mundial do Enfermeiro na Assembleia Legislativa

Sem categoria | 12/05/2017

O Instituto Florence de Ensino esteve presente na manhã da última quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa do Estado, em uma sessão solene que prestou  homenagem ao Dia Nacional do Enfermeiro, comemorado hoje,  dia 12 de maio. Alunos do curso de enfermagem do Florence realizaram atendimentos de aferição de pressão e teste de glicemia, para todos os presentes.

A proposta de homenagem foi da deputada e também enfermeira, Valéria Macedo, que além de falar sobre a importância deste dia, agradeceu a presença e colaboração do Instituto Florence. “Estamos aqui para esta merecida homenagem à categoria de saúde da qual faço parte, por reconhecer a nossa importância para a sociedade. Iremos debater também temas que são de interesse da classe, como nossos direitos trabalhistas e a reforma previdenciária. Quero ainda agradecer a presença e disponibilidade de colaboração  do Instituto Florence, em nome da querida colega Dra. Rita Ivana, diretora dessa instituição que atua grandemente no crescimento da educação e na formação profissional de qualidade em nosso Estado. “  afirmou a deputada.

A deputada Valéria Macedo, que presidiu a sessão, chamou para compor a mesa da solenidade a reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Nair Portela; a superintendente de Assistência à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Jamilly Pontes; a secretária-adjunta de Ações e Serviços de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Silvia Cristina; a conselheira do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Sônia Cristina Sousa; o presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-MA, Flávio Samuel e representando o Instituto Florence, a Profa. Luana Castro, também presidente da ABEn (Associação Brasileira de Enfermagem- Seção MA), que  parabenizou a todos pelo dia e foi categórica em sua fala, ao afirmar o quanto a categoria precisa estar unida na busca por melhores condições de trabalho. “A enfermagem é o maior exército da saúde, e é preciso que todos, profissionais e estudantes, estejam conscientes da importância dessa profissão. É preciso que a gente saia dessa zona de conforto para que a sociedade nos valorize mais”. Finalizou a professora.

O Dia Mundial do Enfermeiro é uma homenagem à enfermeira Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna e pioneira no tratamento aos feridos de guerra. A profissão tem sua origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes.