CAP promove Encontro Pedagógico 2017.2

Sem categoria | 29/06/2017

O Instituto Florence de Ensino Superior, por meio da Coordenação de Apoio Pedagógico aos Docentes e Discentes – CAP, promove mais um Encontro Pedagógico.  E para dar as boas-vindas ao corpo docente e sistematizar ações para o ano letivo 2017.2, traz o tema “Eu Posso Mais!”. O encontro será realizado no dia 05 de agosto na Instituição, a partir das 8h30.
O Encontro Pedagógico de 2017.02 tem como pauta o desdobramento curricular por meio da metodologia ativa ESTUDO DE CASO, pois é um canal inteligente de fusão entre a teoria e a prática, entre o conhecimento complexo interdisciplinar e a realidade.
Segundo a Coordenadora da CAP, Alexsandra Barros, a proposição metodológica de ESTUDO DE CASO não nasce do acaso, mas da própria estrutura pedagógica do IFES, que pretende problematizar, em meio ao processo de ensino e aprendizagem, de execução curricular, temáticas de relevância social, como um exercício de aproximação significativa entre os elementos da ciência e das necessidades humanas.
“Em 2013.02, os professores do Instituto Florence tiveram a oportunidade de discutir com a CAP elementos conceituais e de estruturação do ESTUDO DE CASO, resultando disto a própria organização do planejamento. Agora, em 2017.02, quatro anos depois, momento que temos maior maturidade pedagógica para a construção de um planejamento de ensino e avaliação, com característica problematizadora, pretendemos avançar, reorganizando a condução das nossas disciplinas. Para tal, sistematizamos o trabalho do Encontro Pedagógico convidando os quatro cursos da IES, em um exercício de exemplificação, através de uma narrativa que agrega saberes a partir de um unitário objeto de estudo. Pretendemos problematizar, contextualizar e flexibilizar o currículo.
Tal proposição macro deseja servir de parâmetro para a organização micro das disciplinas, considerando a escolha particular de unidades de ensino. Por outro lado, sabemos que a efetivação do trabalho dar-se-á em uma crescente, assim como aconteceu com planos e provas, o que nos parece natural e necessário. O importante é que não deixemos de abraçar a causa, pois a causa tem a marca do Instituto Florence de Ensino Superior.
Entendemos que o trabalho com a metodologia de ESTUDO DE CASO nos coloca o desafio de reflexão sobre nossas posturas docentes, pois aqui não apenas a ciência e a técnica estão em jogo, mas a própria relação de respeito e valorização para com o discente, entendendo-o em seu tempo intelectual e emocional.
Assim é que resolvemos buscar suporte com um Coach, pois é um profissional especializado no assessoramento relacional, facilitando o alcance de objetivos, metas e desejos previamente traçados pelo professor e a própria instituição.
Na seara hodierna do pensamento complexo, compreendemos que os profissionais, em geral, estão postos em uma mesma trama de conhecimento, com o rico foco de percepção da realidade, com fins de terem uma intervenção mais consciente, qualitativamente, junto ao meio que coexistem”.
Confira a Programação:
Dia 05/08
Local: Auditório
8h30 às 9h – Abertura
Palestrante: Direção Acadêmica
9h às 9h30: Homenagem aos Professores do IFES
Palestrantes: Direção Acadêmica e CAP
9h30 às 10h30 – Palestra: O suporte Coaching na prática pedagógica
Palestrante: FEBRACIS
10h30 às 10h50: Intervalo
10h50 às 12h – Palestra: ESTUDO DE CASO: um exercício metodológico
Palestrante: Odontologia – Profa. Ma. Halinna de Carvalho; Farmácia – Prof. Dr. Luciano Mamede; Enfermagem – Profa. Esp. Marcia de Jesus e Direito – Prof. Me. Miguel Pereira