Florence participa do I Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior

Sem categoria | 30/06/2017

O Instituto Florence de Ensino Superior participou do I Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior (SIIES), promovido pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) realizado, entre os dias 27 e 29 de junho de 2017, no Hotel Rio Poty, em São Luis, com enfoque em estratégias inovadoras aplicadas à educação superior, na perspectiva de criar um espaço para a reflexão e o debate, contando com a presença de renomados pesquisadores nacionais e internacionais que discutiram sobre a temática da inovação em suas múltiplas dimensões.

A proposta do Simpósio foi incentivar e promover o desenvolvimento científico e tecnológico da educação superior no País, fomentando a produção e divulgação de práticas inovadoras, nas diferentes áreas do conhecimento, tomando como referência estudos e experiências desenvolvidas e em desenvolvimento no Brasil e em outros países, assuntos que o Instituto Florence de Ensino abraça como sua forma contínua de trabalho.

Os trabalhos científicos aprovados foram apresentados em sessões orais e painéis, e posteriormente, serão publicados nos anais do evento. Foram aceitas submissões de Relatos de Experiências Inovadoras ou Investigação Científica. Sendo que as três linhas de pesquisa estabelecidas foram: Políticas e estratégias inovadoras em educação superior; Métodos e tecnologias inovadoras em educação superior e Pesquisa e avaliação em educação superior.

Representantes do Florence no evento, as professoras  Karime Lima, coordenadora do curso de Odontologia e Alexsandra Gomes Barros, responsável pela coordenadoria de apoio pedagógico aos docentes e discentes (CAP), apresentaram trabalhos em forma de Relatos de Experiências Inovadoras.

A coordenadora da CAP relatou sobre os seguintes temas: Coordenação de Apoio Pedagógico aos Docentes e Discentes – CAP: Uma política institucional em favor da qualidade da educação superior no Instituto Florence de Ensino Superior – possibilidades e limites; A necessidade de acompanhamento pedagógico no ensino superior, segundo orientações do MEC; A política de acompanhamento pedagógico do Instituto Florence de Ensino Superior e o Projeto: Comportamento Ambiental Sustentável: Uma questão curricular interdisciplinar (2016.02). Experiência exitosa da CAP, respeitando a parâmetro INOVAÇÃO, conforme interesse do evento.

Já a coordenadora do curso de odontologia apresentou relato sobre: Prática realista como instrumento metodológico no curso de graduação em odontologia: interação tecnologia-ensino-interdisciplinaridade. “O ensino superior requer um currículo efetivamente articulado com o cenário da educação e tecnologias em saúde e áreas diversas, exigindo o desenvolvimento de práticas interdisciplinares. Dentro deste contexto, o Instituto Florence disponibiliza, entre seus laboratórios, um espaço para práticas reais das diversas situações clínicas, com ênfase nas metodologias ativas de ensino, através de estudos de casos. Assim, há um ganho substantivo na formação acadêmica e interesse crescente dos alunos pela experimentação real dos momentos clínicos interdisciplinares, além da possibilidade de uma aprendizagem mais integralizada, assim como grande adesão das equipes docentes a esta prática, inserindo-a em sua rotina pedagógica”. Explicou a coordenadora de Odontologia, Karime Lima.

Além do Florence, o evento contou com a participação das Universidades Estaduais, Municipais e Comunitárias, por meio de seus dirigentes, Professores/Pesquisadores e estudantes; além de representações dos estados brasileiros, bem como empresários nacionais e locais.