O Instituto Florence de Ensino Superior realizou seu segundo Encontro Pedagógico do ano de 2017, que foi dividido em dois momentos, sendo um geral e outro específico por curso.
No último sábado (05), das 8h30 às 12h30, na sala 308 do prédio principal da IES, localizado à Rua Rio Branco, aconteceu a etapa geral, com o tema “EU POSSO +”, ocasião em que os Professores dos Cursos de Odontologia, Farmácia, Enfermagem e Direito passaram por mais um momento institucional de formação continuada, em favor do enriquecimento da ação educativa. O Diretor da FEBRACIS, Srº Fábio Túlio Vieira da Silva, empresário e coaching, foi o convidado desta edição e palestrou sobre Crescimento e Contribuição.
“Foi uma oportunidade bem interessante, em que os professores puderam avaliar a ação educativa, considerando um novo ponto de vista. O ponto de vista de um coaching, que é um profissional especializado no assessoramento relacional, facilitando o alcance de objetivos, metas e desejos previamente traçados.” Declarou a professora responsável pela Coordenação de Apoio Pedagógico ao Docente e Discente (CAP), do Florence, Alexsandra Gomes Barros, que ainda complementou que, “A aceitação do diverso existente em sala de aula denota inteligência pedagógica e emocional do profissional professor, que precisa compreender que a sala de aula é heterogênea, marcada pela vivência de e com vários perfis.”
O Encontro Pedagógico ainda no sábado à tarde, seguiu com algumas etapas específicas, quando os Cursos de Farmácia e Enfermagem discutiram com a Professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Drª Sally Cristina Moutinho Monteiro, sobre “O trabalho de habilidades e competências a partir do currículo das ciências da saúde”, tendo em vista a nova demanda nacional de Diretrizes Curriculares.
As atividades específicas, para os Cursos de Odontologia e Direito, ainda acontecerão neste mês de agosto. O Curso de Odontologia discutirá sobre “TCC – Trabalho de Conclusão de Curso” e o Curso de Direito sobre “A destruição criativa do Ensino Superior.”
Nas etapas específicas dos quatro Cursos da IES o “Estudo de Caso” é pauta, pois é metodologia prevista no Projeto Político Pedagógico Institucional e instrumento avaliativo previsto em sistemática de avaliação.
Durante o Encontro, o Instituto Florence de Ensino Superior conferiu homenagens aos professores em avaliação da CAP, por atenderem à política e filosofia institucional, observando os prazos estabelecidos, bem como contribuir para o crescimento dos Cursos de Farmácia, Enfermagem, Direito e Odontologia do IFES.