Instituto Florence Técnico promoveu 2º Ciclo de Palestras Mensais

Sem categoria | 26/04/2019

O Instituto Florence de Ensino Técnico- Unidade Centro- por meio de sua coordenação pedagógica promoveu o seu 2° Ciclo de Palestras Mensais, que tem como objetivo a formação integral de seus alunos. A coordenação do técnico realizou, conforme seu planejamento pedagógico, o segundo Ciclo de Palestras mensal para o corpo discente e também alunos de outras instituições, contemplando todos seus cursos técnicos.

As palestras sempre tratam de temas variados, para proporcionar a capacitação, instrução e atualização dos  discentes e as circunstâncias encontradas na prática profissional.

Nesta segunda edição do projeto, o tema abordado foi: “A depressão entre jovens e adolescentes: trabalhando as causas e a prevenção do suicídio”, ministrada pela psicóloga Olga de Jesus Sales. “O tema é de suma importância, sobretudo, para os jovens e adolescentes. É necessário abordar a temática suicídio e prevenção na adolescência, pois trata-se de discussões que contribuem para o desenvolvimento e conhecimento intelectual de todas as áreas. O tema proposto pelo Florence foi um tema impactante. Trazer informação para os alunos nos mostra a preocupação que temos com a educação e compromisso com os jovens que estão em situação de vulnerabilidade e sofrimento psíquico e não encontram ninguém para lhes dar apoio. A minha grande impressão de hoje foi perceber que os participantes saíram satisfeitos com a palestra e com a consciência da necessidade do reconhecimento e cuidado que terão daqui para frente, uns com os outros” Declarou a palestrante.

Jovens e adolescentes são o principal grupo de risco para o desenvolvimento de transtornos mentais, principalmente depressão. É por isso que a escola, espaço no qual crianças e adolescentes vivem grande parte de suas vidas, precisa falar sobre suicídio e outros potenciais desencadeadores, como bullying, depressão, abuso de drogas e violência doméstica. De preferência, de maneira constante para que se desmistifique o tabu que ronda a temática. O trabalho pedagógico deve envolver os pais e agentes da saúde, levando em conta o contexto de vida de cada aluno e se concentrar em atividades que promovam a interação e o acolhimento socioemocional.

Elizabeth Farias Pinheiro, aluna do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Florence falou de suas impressões após a palestra. “Eu gostei, em primeiro lugar, da atitude de terem escolhido abordar o suicídio como tema da palestra. É interessante nos questionar sobre alguns pontos abordados pela palestrante, como por exemplo, se estamos preparados para acolher quando também estamos precisando de acolhimento”.