Harmonização Orofacial está em alta no mercado brasileiro

Harmonização Orofacial está em alta no mercado brasileiro

Procura por procedimento realizado por cirurgiões-dentistas aumentou em 2020
Graduação | 13/08/2020
Compartilhe :

Os brasileiros, sejam eles celebridades ou pessoas comuns, têm buscado cada vez mais sobre o assunto “Harmonização Orofacial” na internet nos últimos tempos. Só em 2020, ferramentas de busca, como o Google, registraram um aumento de 540% na pesquisa sobre esse tema, o que indica que a área está em plena expansão.

A harmonização orofacial é definida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) como um conjunto de procedimentos realizados pelo cirurgião-dentista em sua área de atuação, responsáveis pelo equilíbrio estético e funcional da face. Ou seja, são modificações realizadas no rosto dos indivíduos para melhoria da aparência pessoal e das funções faciais.

“No momento, o aspecto estético tem se sobressaído, porém os procedimentos da harmonização orofacial vão além dessa questão. Ajudam também em problemas que comprometem a qualidade de vida dos pacientes, como o bruxismo, as dores de cabeça tensionais e outros”, explicou a coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Florence, Karime Tavares Lima.

Quem realiza a harmonização facial é o cirurgião-dentista especialista na área. Para tanto, ele precisa praticar todos os atos pertinentes à Odontologia, decorrentes de conhecimentos adquiridos em curso regular ou em cursos de pós-graduação. “É necessário que se tenha domínio em anatomia aplicada e histofisiologia das áreas de atuação do cirurgião-dentista, além de outros conhecimentos específicos da área”, complementou a coordenadora.

Entre os procedimentos mais requisitados no momento estão a aplicação de toxina botulínica para reverter linhas de expressão, preenchedores faciais, que ajudam a melhorar o volume e o formato dos lábios, por exemplo, correção de ângulos e alinhamento da face, além da bichectomia: técnica cirúrgica de remoção do corpo adiposo de Bichat (que diminui as bochechas, afinando o rosto).

O mercado de trabalho do Maranhão, assim como o de todo o país, está aquecido para os profissionais da área. “É um mercado muito acolhedor, muitos profissionais querem atuar na área, já que a demanda por este serviço é bem alta”, completou a professora.

Estude Odontologia na Faculdade Florence

Para iniciar na área de harmonização orofacial, antes de tudo, é necessário ter formação superior em Odontologia, com atuação como cirurgião-dentista. A Faculdade Florence tem investido na preparação de seus egressos para a área com as disciplinas de Anatomia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Bucomaxilofacial e Terapêutica Medicamentosa.

“Os acadêmicos têm a oportunidade de conhecer aprofundadamente a topografia facial com todos os seus aspectos anatômicos e fisiológicos, assim como mecanismos de ação dos medicamentos que interferem em suas estruturas”, explicou a coordenadora do curso de Odontologia, professora Karime Tavares Lima.

O curso de Odontologia da Florence é um dos melhores do estado, por isso os alunos possuem garantia de emprego antes mesmo da conclusão do processo formativo. Apresenta caráter multidisciplinar no favorecimento do ensino, pesquisa e extensão, com serviços à comunidade, uma carga horária extensa de práticas, especialmente na Clínica-Escola, conferindo mais segurança para o exercício profissional.

Além disso, é o único curso do estado do Maranhão que mantém um convênio com o Centro de Especialidades SORRIR, do governo do estado, em que alunos do 8º ao 10º período podem prestar assistência humanizada a pacientes portadores de câncer bucal.

Vestibular 2020.2 da Florence está com inscrições abertas!

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2020.2 da Florence! Os interessados em cursar Odontologia na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49 e podem obter até 80% de desconto no primeiro ano do curso, além de outras vantagens*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2020.2. Inscreva-se agora!

 

*Consulte condições no site.

Notícias Relacionadas