Faculdade Florence retoma aulas práticas com segurança

Estudantes voltaram às aulas práticas pendentes do 1º semestre nesta semana
Graduação | 14/08/2020

A Faculdade Florence retomou as aulas práticas presenciais, com as turmas com pendência do 1º semestre de 2020, na última segunda-feira (10). Estudantes dos cursos de Odontologia, Enfermagem, Biomedicina, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia e Estética e Cosmética voltaram a frequentar o campus após cinco meses longe.

Com a pandemia ainda em curso, a Florence formou uma comissão especial para cuidar do tema, realizou adaptações em todo o espaço, a fim de garantir a manutenção da saúde da sua comunidade acadêmica, e apostou também na preparação de todo um protocolo de biossegurança, que foi transformado em e-book e disponibilizado para todos.

Baixe seu e-book aqui!

A volta, apesar da sensação de insegurança que muitos ainda sentem, foi tranquila e organizada, pois o protocolo e todas as novas medidas de convivência estão sendo seguidas à risca por aqueles que adentram o espaço da Florence.

A coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Elaine Calisto, reforçou que o protocolo de biossegurança tem norteado todas as atividades realizadas nesta retomada. “Voltamos às aulas formando grupos pequenos, que respeitem a quantidade estipulada pelas normas de biossegurança, com base no que é permitido”, esclareceu.

Segundo o coordenador do curso de Biomedicina, professor Stanley Galvão, o retorno aconteceu de forma segura. “Diminuímos o fluxo de alunos transitando pela faculdade, distribuímos máscaras para todos os alunos e investimos em laboratórios virtuais, já utilizados por faculdades nos Estados Unidos para auxiliar as práticas”, ressaltou.

Os alunos estavam com a expectativa alta e ansiosos pela volta. Para Mariano Mendonça, aluno do 10º período do curso de Farmácia, o retorno foi sereno. “Achei super tranquilo e ainda mais nessa reta final, de um ciclo que se encerrará no fim do ano, com minha formatura”, pontuou.

Já Lígia Sampaio, aluna do 9º período de Farmácia, afirmou que o momento lhe trouxe uma sensação de recomeço. “Eu gostei da estrutura da Florence pra nos receber. Estão fazendo o possível para nos deixar seguros”, enfatizou.

Volta às aulas dos demais estudantes acontece no dia 17

Os alunos que não retornaram às aulas presenciais, ainda, são aqueles que começarão as práticas referentes ao 2º semestre. Os que não têm aulas práticas voltarão a estudar de modo remoto, enquanto não for permitida a retomada completa dos ambientes físicos. Estes grupos retornarão às aulas no dia 17 de agosto.

A atual configuração, chamada de modelagem “híbrida”, significa que, no momento, será assim, e, a partir de setembro, a Florence poderá estabelecer a oferta de aulas presenciais de forma gradual (25%, 50%, 75%, até 100%), de acordo com Parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) 5/2020.