Florence renova processos e metodologia do Ambiente Virtual de Aprendizagem

Mudanças visam melhorar a aprendizagem dos estudantes
Graduação | 31/08/2020

A Faculdade Florence retomou, neste mês de agosto, as aulas do semestre letivo 2020.2, de modo remoto, devido à pandemia do coronavírus. Com a necessidade de adaptação às exigências do novo cenário, a instituição resolveu aprimorar o seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a fim de proporcionar aos seus alunos uma melhor experiência.

Assim, os estudantes que acessarem o AVA da Florence perceberão que houve mudanças não apenas no layout do espaço virtual, que está mais intuitivo, mas também nos processos e metodologia educacional da faculdade, adaptados para um novo modelo de aprendizagem e alinhados com melhores práticas pedagógicas.

Segundo Januário Máximo, coordenador do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Florence, desde março, quando se iniciou o período de distanciamento social e as aulas presenciais foram suspensas, a faculdade trabalha para o aprimoramento do seu AVA.

“A Florence se antecipou e o Núcleo de Educação a Distância (Nead) da instituição trabalhou diuturnamente para colocar todas as salas presenciais em salas virtuais dentro do AVA. Fizemos isso e, de lá para cá, aprimoramos nosso serviço, cujo diferencial foi fornecer aos alunos um suporte para atender aqueles com dificuldade de acesso à internet e ao AVA e encaminhar o material pelo WhatsApp”, pontuou Januário.

Além desse atendimento humanizado, voltado aos alunos com restrições tecnológicas, a Florence também vem aperfeiçoando a parte técnica do próprio AVA, inserindo novas funcionalidades e apresentando um layout mais moderno e dinâmico. “Implantamos uma ferramenta dentro do AVA para transmissão ao vivo de aulas on-line, melhoramos nosso parque tecnológico, servidor, capacidade de servidor, banda larga de internet, tudo isso para podermos operar bem no remoto”, esclareceu.

Ensino mais moderno e tecnológico

Na transição para o ensino remoto, foi mantido o sistema de avaliação da instituição, porém foram feitas adaptações e melhorias utilizando metodologias ativas, como salas invertidas, estudos de caso, a metodologia de Aprendizagem por Problemas, também conhecida como PBL, atividades on-line de gerenciamento de trabalho, entre outros. Tudo voltado à manutenção da qualidade de ensino e otimização da aprendizagem do aluno, além do desenvolvimento de competências como autonomia e disciplina.

“Trouxemos um upgrade à metodologia ativa, que também foi alocada dentro do ambiente virtual. Para este semestre, o AVA está com novo layout, com interatividade maior, salas muito bem montadas, dentro de uma estrutura padrão para todos os cursos, laboratórios virtuais de práticas, para utilização junto com aulas reais e presenciais. Um ensino remoto muito mais dinâmico, melhor preparado tecnologicamente e com o ambiente atualizado”, complementou o coordenador.

Além das novidades trazidas pela Florence para o seu AVA, o ambiente virtual também tem como vantagem permitir que os estudantes tenham acesso a diferentes materiais de qualidade e com possibilidade de acessar diversas vezes o mesmo conteúdo, a qualquer hora, em qualquer lugar, desde que tenham um dispositivo eletrônico com acesso à internet em mãos.

Guardiões da Florence

Para acompanhar as modificações para as salas virtuais e ter o formato padronizado, o Nead criou uma equipe chamada de guardiões. São funcionários que estavam afastados dos setores presenciais e que ficaram responsáveis por acompanhar os cursos a fim de fornecer informações para os coordenadores de como estavam acontecendo as aulas.

“Eles observavam se as salas virtuais montadas estavam dentro do padrão, se o professor estava fazendo algo de forma equivocada, então passavam para a coordenação e nós do Nead passávamos os treinamentos e as informações necessárias para o acompanhamento geral das atividades”, informou Januário.

Ainda segundo o coordenador, o trabalho do Núcleo de Educação a Distância da Florence não cuida apenas do ponto de vista tecnológico, mas também pedagógico. “A coordenação EaD une o técnico, o tecnológico, o pedagógico e o acadêmico, para acompanhar a execução e orientação pedagógica, considerando avaliação, metodologia, conteúdo, e outras questões pertinentes, em cada disciplina”, concluiu.

Acesso ao AVA

Aqueles que ainda estão com alguma dificuldade para acessar o novo Ambiente Virtual de Aprendizagem da Faculdade Florence podem baixar o tutorial com instruções por este link.

Nele, há informações sobre como chegar até o AVA, fazer o seu login, acessar o seu perfil de usuário, trocar a senha e alterar o endereço de e-mail. Caso o aluno ainda tenha dúvidas ou precise de mais esclarecimentos, ele pode entrar em contato com a Florence pelo telefone (98) 3878-2115, WhatsApp (98) 99187-2083 ou pelo e-mail [email protected], informando seu nome completo, número da matrícula e sua dúvida.