Florence homenageia São Luís pelos seus 408 anos

Florence homenageia São Luís pelos seus 408 anos

Orgulho e paixão pela cidade traduzem sentimento da comunidade acadêmica
Datas Comemorativas | 08/09/2020
Compartilhe :

Neste dia 8 de setembro de 2020, a cidade de São Luís, capital do Maranhão, completa seus 408 anos de história. E, como não poderia deixar de ser, a Faculdade Florence presta sua homenagem a este município, berço da instituição e dono de tanta história.

São Luís é um lugar cheio de originalidade, a começar por ser a única cidade brasileira fundada por franceses, em 1612. Seu nome foi criado em homenagem ao rei Luís XIII da França. Antes da chegada dos colonizadores, era habitada por povos indígenas, que viviam da agricultura de subsistência, da caça e da pesca.

Com uma população estimada de 1.108.975 pessoas (2020), São Luís é o município mais populoso do Maranhão e o quarto da Região Nordeste. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segundo dados das Nações Unidas de 2010, é o 3º melhor IDH entre as capitais do Nordeste brasileiro e o 4º entre todos os municípios da região.

A capital maranhense possui um forte setor industrial, devido à presença de grandes corporações e empresas de diversas áreas que se instalaram no local por conta da sua privilegiada posição geográfica entre as regiões Norte e Nordeste do país. Sua localização também propicia economia de combustíveis e redução no prazo de entrega de mercadorias provenientes do Brasil pelo Porto de Itaqui, um dos mais movimentados e bem estruturados para o comércio exterior no país.

São Luís e a Florence

Profa. Rita Ivana, diretora-geral da Florence, em escadaria do século XIX no prédio da instituição

Quem nasce em São Luís já vem ao mundo com um sentimento de lar, de casa, de familiaridade, pertença e acolhimento. É um sentimento muito forte para todos os ludovicenses, ainda que não morem mais aqui. Da mesma forma, entre alunos e egressos, a Florence representa um lugar especial de conhecimento e amizade, ciência e comunidade, e nunca deixa de ser a casa de quem já passou por ela.

A Florence e a cidade de São Luís têm muito em comum.  Genuinamente ludovicense, a instituição segue construindo sua história, perseverando, com resistência e força, em seus objetivos, estimulando a juventude a crescer e criando novas perspectivas de futuro, sem se esquecer das origens.

Há quase 50 anos a família Barbosa Gomes (oriunda do sertão maranhense), fundadora da Florence, chegou a São Luís, local onde criou raízes, que lhe trouxe melhores condições de vida e estudo, e escolheu realizar seus sonhos. Dirigida pelas professoras Teresinha de Jesus Barbosa Gomes e Rita Ivana Barbosa Gomes, a instituição vem, há 20 anos, presenteando a população com uma educação de qualidade, oferecendo cursos e contribuindo na qualificação e requalificação profissional.

São mais de 20.000 profissionais formados pela Florence, inseridos no mercado de trabalho para contribuir com uma prestação de serviços de qualidade, gerando valor e agindo com cidadania, sensibilidade e respeito. “Profissionais competentes, que transformam os locais por onde passam, valorizam a cidade e influenciam na qualidade de vida das pessoas com quem convivem”, ressaltou a professora Rita Ivana.

A instituição, localizada na Rua Rio Branco, centro histórico da cidade, é uma das construções tombadas pelo governo estadual e que preserva anos de história, sendo símbolo de resistência cultural e contribuindo para a urbanização e valorização do seu patrimônio. O prédio conhecido por todos como “Núcleo”, onde funciona o curso de Direito e antes sediou o Colégio da Irmãs Capuchinhas, foi o berço do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Desde 1997, o centro histórico de São Luís foi declarado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. A opção por instalar a Florence ali aconteceu porque, além de ser uma localização privilegiada, sempre foi um lugar de muita efervescência cultural, intelectual e econômica, sendo um lugar estratégico para a cidade. A presença da Florence também ajuda a manter viva a história local.

São 408 anos de São Luís e 20 anos de Florence, que se entrelaçam e se complementam. São Luís representa para a Florence a oportunidade de se reinventar, de progredir. E a Florence significa para São Luís uma maneira de manifestar gratidão por tudo que foi conquistado, oferecendo o que há de melhor em termos educacionais, respeitando e valorizando a cultura local, fazendo parte da história da cidade e transformando a vida dos cidadãos ludovicenses.

Peculiaridades de São Luís

O ludovicense raiz, que nasceu e se criou na cidade, tem verdadeiro orgulho e paixão pela sua Terra e tradições, que são muitas. São Luís também possui um dialeto próprio, além de outras particularidades que distinguem o cidadão ludovicense do restante das pessoas.

Se você chegar na cidade e ouvir alguém falar “mermã”, “hein hein” ou “piqueno(a)”, saiba que o primeiro é um vocativo para qualquer pessoa, homem ou mulher; o segundo é o mesmo que “tá bom”, que pode ser utilizado em tom de ironia, mas nem sempre; e o terceiro significa menino(a).

Das manifestações culturais, uma das mais marcantes é o Bumba Meu Boi, que é divido em 5 “sotaques”: Sotaque da Baixada, Sotaque de Matraca, Sotaque de Orquestra, Sotaque de costa de mão e Sotaque de Zabumba. Em São Luís, existe uma rivalidade grande entre o Boi de Maracanã e o Boi da Maioba, que são os maiores bois do sotaque de matraca. É um amor tão grande que o povo tem por esses bois, que podemos comparar ao das torcidas dos times de futebol. Geralmente as apresentações dos bois ocorrem entre junho e julho.

Participantes do Bumba Meu Boi se apresentando em São Luís

Um turista em São Luís não pode deixar de provar os pratos típicos da culinária maranhense, como juçara, camarão seco, arroz de cuxá e vatapá. Ele também pode se aventurar nas frutas da região, como cajá, butiri, sapoti, bacuri e outras, muito utilizadas para fazer sucos e sobremesas.

Com o calor que faz na cidade, devido à proximidade com a linha do Equador, é costume em São Luís sempre procurar consumir alguma coisa gelada. Então, tomar um sorvete com os sabores das frutas típicas é uma atividade própria do ludovicense.

Uma frase que você ouviria com frequência seria “eita! Um jesus geladinho agora nesse sol quente…” ou então “uma praia e um jesus geladinho agora era massa!”, lembrando que o Jesus de que estamos falando é o guaraná, super querido e consumido por lá.

Música em São Luís é sinônimo de reggae. O pessoal local curte de verdade. Tanto, que a cidade é conhecida como a Jamaica brasileira! É, inclusive, o lugar no qual mais se escuta reggae fora da Jamaica. Lá tem muitos artistas locais bem conhecidos, como Tribo de Jah, Célia Sampaio, entre outros, que fazem sucesso na cena musical.

Enfim, São Luís é cultura pura! Um lugar de gente orgulhosa e apaixonada pela sua cidade! São 408 anos de muita história, conquistas e lutas! E a Florence faz parte de tudo isso com muito amor e admiração! Nossos parabéns à cidade por mais um ano! E que venham muitos outros!

Notícias Relacionadas