Dicas Florence: saiba como manter a disposição ao longo do semestre

Dicas Florence: saiba como manter a disposição ao longo do semestre

Confira cinco dicas para te ajudar no semestre 2020.2
Institucional | 09/09/2020
Compartilhe :

Disposição, animação e foco costumam ser palavras que caracterizam bem o início do semestre. Com as energias recarregadas, é hora de colocar foco nos objetivos e planejar, com bastante organização, os meses de estudos que virão pela frente. Essa animação, contudo, tende a diminuir com o passar do tempo e, com os estudos remotos, fica ainda mais fácil de desfocar dos seus verdadeiros objetivos.

Para evitar que isso aconteça, a Florence separou dicas infalíveis que te ajudarão nesse desafio diário de manter o foco em meio aos desafios de 2020.2. Pega papel e caneta e confere:

1) Tenha um objetivo em mente e mantenha o foco nisso: uma das melhores formas de manter o foco é ter sempre um objetivo claro e preciso em mente. Por que você está estudando? Qual a sua meta com o seu curso? O que você espera da vida em longo prazo? Essas são questões-chave que te auxiliarão nesse processo. Lembre-se de dividir esse objetivo em partes pequenas, realizáveis em curto prazo, para que essa motivação se mantenha em alta na sua mente.

2) Divida as suas tarefas em microtarefas: você terá um semestre inteiro pela frente que poderá parecer difícil e desafiador, o que poderá fazer com que você pense em desistir por ser uma jornada muito longa e difícil. Para evitar que isso aconteça, divida as demandas complexas e desafiadoras em partes menores. Avalie sua evolução e comemore cada pequena conquista. Cada passo na caminhada é uma vitória rumo ao seu objetivo, lembre-se disso!

3) Estabeleça uma rotina de estudos: a flexibilidade das atividades remotas pode ser extremamente benéfica para a rotina acadêmica ao passo que, da mesma forma, pode ser uma grande vilã. Para evitar o desfoque para atividades que não fazem parte dos seus estudos, estabeleça uma rotina. Quando o horário de estudo fizer parte da sua vida de forma organizada, ficará mais fácil e concreto observar sua evolução e tudo parecerá mais fluido e fácil de realizar.

4) Diversifique suas abordagens de estudo: mude de local, diversifique os temas, utilize plataformas de videoconferência para estudar em grupo… Em resumo: não deixe sua rotina de estudos cair na “mesmice”. Ao variar as estratégias de estudo, você irá se manter interessado e sempre disposto a concluir aquela tarefa. Faça do seu momento de estudos algo prazeroso e lembre-se: ele te levará a um objetivo maior.

5) Os estudos não são tudo! Lembre-se de ter uma vida: respeite seus momentos de descanso. O maior erro que alguém pode cometer é deixar sua vida 100% focada no trabalho ou nos estudos. Tão importante quanto trabalhar é descansar, dedicar tempo à família, amigos e hobbies. Isso ajuda tanto a manter o foco nos estudos quanto para a preservar sua saúde mental.

“Assimilar, aprender e adaptar é o meu ‘mantra’ pessoal e reflete muito como encaro essas novas dificuldades. Precisamos assimilar essa nova realidade e as novas expectativas que surgirem dessa transformação das relações sociais; precisamos aprender sobre essa nova sociedade, não mais estabelecida em estruturas sólidas e estáticas; e, acima de tudo, precisamos nos adaptar a ela. Força e inteligência — qualidades principais de outrora — agora têm um novo nome: adaptação”, arrematou o diretor acadêmico interino da Florence, professor Thales de Andrade.

Gostou das dicas? Agora, para garantir que seu semestre esteja 100% em ordem, clique aqui para conferir o Calendário Acadêmico de 2020.2 da Florence e alinhe seus estudos com a programação institucional. Outra dica é: confira sempre o site da Instituição para estar por dentro de todas as atividades do seu curso!

A Florence deseja um ótimo 2020.2 a todos!

 

Notícias Relacionadas