Florence dá dicas para melhorar o hábito da leitura

Florence dá dicas para melhorar o hábito da leitura

Saiba o que fazer para aprimorar essa atividade
Biblioteca | 18/09/2020
Compartilhe :

A leitura é uma atividade fundamental na vida de qualquer pessoa. Ler expande os horizontes, amplia o vocabulário, o conhecimento, a visão de mundo. Além disso, o hábito da leitura também ajuda a proteger o cérebro contra os impactos de doenças, como a depressão, e ajuda a aliviar o estresse.

De acordo com Claudenice Goulart, bibliotecária da Biblioteca Wanda de Aguiar Horta, da Faculdade Florence, “ler desenvolve o repertório, estimula o senso crítico, pois, através da leitura, passamos a analisar de forma mais racional e inteligente os fatos que acontecem ao nosso redor, além de melhorar o vocabulário, facilitar a escrita e contribuir com o desenvolvimento pessoal de cada leitor”.

Os benefícios são inúmeros e inquestionáveis, cientificamente comprovados. Por esta razão, a Florence trouxe algumas dicas pra melhorar o hábito da leitura, tornando-o mais presente no seu dia a dia, mais prazeroso e mais eficiente. Com a colaboração e o conhecimento de causa de Claudenice, preparamos a lista abaixo.

 

  1. Antes de qualquer coisa, tire da sua cabeça o preconceito sobre os tipos de leitura. Quem foi que falou que ler um livro de Augusto Cury não é tão bom quanto ler Machado de Assis? Entenda, você pode ler o que quiser e tiver vontade. Quem decide é você!

 

  1. Se a leitura for obrigatória, você deve primeiro reforçar o hábito de ler, começando por aquilo que você gosta. Caso não tenha ainda costume, inicie lendo um pouco a cada dia, mas estabeleça uma meta. Comece com quinze minutos, 10 páginas ou um capítulo diário, por exemplo.

 

  1. Depois que escolheu o que quer ler, PEGUE O LIVRO! O livro não vai “se ler sozinho”, então é preciso estar com ele em mãos para que se inicie o processo de leitura. Já tirou o livro da estante?

 

  1. Nem só de livros vive o homem. Não tá muito a fim de ler um livro? Que tal, então, uma revista interessante? Um jornal, com notícias do cotidiano e reportagens especiais? Tudo isso também ajuda a enriquecer seu conhecimento e se manter informado.

 

  1. Durante o período de leitura, esteja focado somente no que está lendo. Fica mais fácil se concentrar se você estiver em um ambiente calmo, sem distrações como televisão ou outros barulhos. Assim, você manterá seu interesse e se verá completamente envolvido com o texto.

 

  1. Tente ler todos os dias. Aquilo que fazemos diariamente acaba se tornando um hábito. Quando você perceber que a meta planejada está ficando fácil, você pode melhorá-la e, em breve, verá que pegou gosto pela leitura. Assim, naturalmente, você vai aumentar o tempo diário dedicado a esta tarefa sem grandes problemas.

 

  1. Começou uma leitura que não o agradou? Troque de livro. Assim como ninguém é igual a ninguém, os livros, autores e gêneros também são diferentes entre si, então, pode ser que um título não o desperte tanto quanto outro. Percebeu isso? Então, pode interromper sem acabar mesmo! Tente um outro título e só continue quando achar um que o agrade.

 

  1. Não se cobre tanto, caso não consiga criar o hábito logo na primeira tentativa. Para conseguir ler mais, é preciso gostar daquilo que se está lendo. Às vezes, é preciso ler algo que não dê tanto prazer, porém intercalar com outras leituras ajuda a tornar a tarefa mais leve e realizável.

 

  1. Se seu hábito de leitura ainda estiver sendo criado, tente ler contos. Como os textos são mais curtos, é mais fácil conclui-los. Se a rotina estiver puxada e você também não estiver disposto a algo mais denso, eles são uma ótima opção.

 

  1. Leve sempre um livro com você, onde quer que vá. O hábito da leitura pode ser desenvolvido também naqueles momentos de espera, em que você está aguardando uma consulta no médico, por exemplo, ou descansando do almoço. Se você estiver com um livro, certamente, esta é uma ótima hora para ler.

 

E para ajudar, não somente no hábito da leitura, mas também contribuir para a melhoria da escrita da comunidade acadêmica da Florence, Claudenice ainda separou alguns títulos disponíveis na Biblioteca para indicar aos leitores. “Como todos precisam escrever seus trabalhos, suas dissertações e artigos científicos, separei alguns exemplares que facilitam a realização destas atividades”, pontuou a bibliotecária. Abaixo, segue a lista.

 

BECHARA, Ivanildo. Moderna gramática portuguesa. 39.ed. Rio de Janeiro: EDITORA NOVA FRONTEIRA. 2019.

ECO, Humberto. Como se faz uma tese. 2.ed. NOVA ODESSA-SP: Perspectiva. 2005.

CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. São Paulo: Atica. 2005.

FERNANDO, Alvaro. Comunicação e persuasão: o poder do diálogo. SAO PAULO: DVS EDITORA. 2016.

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. 10.ed. Campinas: Pontes, 2014.

KASPARY, Adalberto J. Redação Oficial: normas e modelos. 20.ed. Porto Alegre: Livraria do advogado. 2017.

KOCH, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. 8.ed. SAO PAULO: Cortez. 2018.

KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 10.ed. SAO PAULO: Contexto. 2018.

MANDRYK, David. Língua Portuguesa: prática de redação para estudantes universitários. 13.ed. Petropólis – Rj: Vozes. 2012.

SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. 13.ed. SAO PAULO: Martins Fontes. 2017.

SILVA, Ezequiel. Theodoro da. O Ato de Ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez. 2005.

 

Ler não ajuda somente a nos manter bem no presente. A leitura, segundo estudos, ajuda a proteger nossa mente para o futuro. Um estudo realizado pela Universidade Emory, nos Estados Unidos, descobriu que ler afeta o cérebro da mesma forma como se a pessoa tivesse vivido o que é relatado no texto que está lendo, contribuindo no desenvolvimento da empatia.

Sendo assim, a Florence reforça a importância do hábito da leitura e deseja que suas dicas sejam colocadas em prática e ajudem toda sua comunidade acadêmica a conquistar o objetivo de melhorar a leitura e fazer dela um compromisso de vida!

Notícias Relacionadas