Inscrições para vagas remanescentes do FIES abrirão no dia 6 de outubro

Inscrições para vagas remanescentes do FIES abrirão no dia 6 de outubro

Cerca de 50 mil vagas estão disponíveis para o 2º semestre de 2020
Bolsas e Financiamentos | 30/09/2020
Compartilhe :

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) publicou, na terça-feira (29), no Diário Oficial da União, o edital do processo de ocupação das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para o 2º semestre de 2020. São cerca de 50 mil vagas disponíveis para os interessados.

As inscrições serão abertas no dia 6 de outubro e devem ser realizadas pelo site do FIES. Os candidatos não matriculados em uma instituição de ensino superior (IES) poderão se inscrever até o dia 13 de outubro. Aqueles que já estão matriculados em alguma IES terão até o dia 13 de novembro para demonstrar seu interesse na bolsa.

As vagas remanescentes acontecem devido à desistência dos candidatos pré-selecionados na chamada regular ou falta de documentação, por exemplo. A ocupação destas vagas será efetuada de acordo com a ordem de conclusão das inscrições. Poderá se inscrever para concorrer às bolsas o candidato que:

– Participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, tendo obtido o mínimo de 450 pontos de média das notas, não tenha tirado zero na redação e possua renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos;

– Não tenha concluído o ensino superior e não tenha sido beneficiado pelo financiamento estudantil anteriormente;

– Não tenha concluído o ensino superior, já tenha sido beneficiado pelo financiamento estudantil e o tenha quitado;

– Já tenha concluído o ensino superior e não tenha sido beneficiado pelo financiamento estudantil;

– Já tenha concluído o ensino superior e tenha sido beneficiado pelo financiamento estudantil e o tenha quitado.

Após a conclusão da inscrição, o candidato terá até dois dias úteis subsequentes para comprovar as informações prestadas no cadastro, devendo atender às mesmas exigências dos pré-selecionados nas chamadas regulares do processo seletivo do FIES referente ao segundo semestre de 2020.

CONFIRA A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA O FIES AQUI

Após a entrega da documentação comprobatória à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), esta terá também dois dias úteis para validar as informações da inscrição do candidato e emitir o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI).

O FIES é um protejo do Ministério da Educação (MEC), que visa conceder o financiamento de cursos superiores particulares a estudantes de baixa renda. Com o auxílio, os discentes podem conseguir financiar seu ensino superior com uma taxa de até juros zero, a depender da sua renda familiar.

Notícias Relacionadas